Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Pesquisador acusa BP de tentar comprar cientistas

Robyn Bresnahan - BBC - 23/07/2010


Contrato de compra de cientistas

O presidente da Associação [Norte-]Americana de Professores Universitários, Cary Nelson, acusa a petroleira BP (British Petroleum) de tentar "comprar" os melhores cientistas dos Estados Unidos com a intenção de ajudar em sua defesa em processos relacionados ao vazamento de petróleo no Golfo do México.

A empresa é alvo de mais de 300 processos judiciais, com pedidos de indenização pelos danos causados pelo acidente. Para se defender na Justiça - e também traçar um plano de recuperação ambiental -, a BP vem contratando a assessoria de cientistas.

No contrato de prestação de serviços, obtido pela BBC, os pesquisadores se comprometem a não publicar o conteúdo das pesquisas realizadas para a petroleira e não se pronunciar sobre o assunto por pelo menos três anos - ou até que o governo americano dê aprovação final para o projeto da companhia para recuperação da área atingida.

O contrato também proíbe os cientistas de realizar pesquisas para outras empresas caso os estudos solicitados entrem em conflito com o trabalho realizado para a BP.

Silêncio dos cientistas

As restrições preocupam cientistas como Cary Nelson.

"Esse é realmente um caso da BP contra o povo dos Estados Unidos", disse.

"Nossa capacidade de, como país, avaliar o desastre, determinar políticas públicas e tomar decisões a respeito pode ser influenciada pelo silêncio dos cientistas que estão pesquisando as condições (do desastre ambiental)", afirma ele.

"Trata-se da tentativa de uma enorme corporação de comprar o silêncio de acadêmicos em grande escala", afirma.

Bob Shipp, chefe do Departamento de Ciências Marítimas da Universidade do Sul do Alabama, afirma ter sido procurado pela BP, mas, após o cientista ter apresentado restrições, a empresa teria desistido da parceria.

"Eles entraram em contato e disseram que queriam que todo o departamento interagisse para desenvolver o melhor plano de restauração possível para o vazamento".

"Nós colocamos algumas regras. A de que em qualquer pesquisa que fizéssemos, teríamos total controle sobre os dados, (além de) transparência e liberdade para tornar estes dados disponíveis para cientistas e sujeitos a revisão. Eles saíram e nunca mais ouvimos falar deles", afirma Shipp.

O advogado especializado em questões ambientais Joel Waltzer, que analisou os contratos, afirma que eles não são transparentes.

"Eles (a BP) controlam o processo. Eles estão tirando do público os dados e a transparência que merecemos", disse.

Dinheiro

Por meio de um comunicado, a BP afirmou ter contratado mais de uma dezena de cientistas "com experiência sobre o Golfo do México" e que "não impôs restrições para que os acadêmicos falem sobre dados científicos".

Alguns cientistas, inclusive, estão aceitando participar da parceria com a petroleira.

"O que estou fazendo não é diferente do que eu faria se estivesse dando outra consultoria. Estou fornecendo minha opinião objetiva sobre a recuperação", diz Irv Mendelssohn, professor do Departamento de Oceanografia e Ciências Costeiras da Universidade do Estado da Louisiana.

Mendelssonh afirma que cobrará o seu preço de consultoria normal - entre US$ 150 e US$ 300 a hora. Ele, no entanto, diz não estar fazendo o trabalho pelo dinheiro.

"Bons cientistas darão suas opiniões baseados em fatos, eles não vão dar opiniões tendenciosas. O que é mais importante é a credibilidade", diz.

Horizonte perdido

O vazamento no Golfo do México começou em 20 de abril, quando a plataforma de petróleo Deepwater Horizon, operada pela BP, explodiu e afundou, matando 11 funcionários.

Desde então, a petroleira britânica tentou várias estratégias para conter o vazamento, localizado a uma profundidade de cerca de 1,5 mil metros, mas nenhuma conseguiu solucionar definitivamente o problema, considerado o pior desastre ambiental da história americana.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Poluição
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Investimentos
  • Exploração Marítima

Mais tópicos