Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Radar bate recorde de precisão e ganha uso na indústria

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2012

Radar bate recorde de precisão e ganha uso na indústria
Câmara de testes do sistema de medição por radar: 1 micrômetro de precisão.
[Imagem: Timo Jaeschke/RUB]

Bip-bip

Radares não são bons apenas para localizar aviões, mostrando-os como manchas em telas verdes de baixa resolução.

Um grupo de físicos do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, mostrou que o radar pode ser uma ferramenta imbatível nos laboratórios e nas fábricas.

A determinação precisa de distâncias é cada vez mais importante nos mais diversos processos industriais, seja para controlar robôs ou tornos de precisão, seja para produzir componentes ultraminiaturizados, como os MEMS.

Sistemas de medição

O mais comum nesses casos tem sido utilizar réguas de vidro, sensores indutivos ou sistemas de medição a laser.

As réguas de vidro têm boa precisão, alcançando uma resolução na faixa dos micrômetros - mas são rígidas e caras demais para uso diário.

Os sensores indutivos medem as distâncias usando um campo magnético, trabalhando sem contato, o que elimina o desgaste, mas são lentos, não conseguindo fazer muitas medições em sequência.

Os lasers também fazem medições muito precisas, mas não são muito adequados para ambientes industriais, onde poeira, umidade e variações de luminosidade podem impedir as medições ou restringir sua qualidade.

Um radar pode funcionar em qualquer situação, mesmo em meio à poeira e neblina.

Mas, como são usados sobretudo para monitoramento do clima e da qualidade do ar, ou para localizar aviões, nunca ninguém deu muita importância à sua precisão.

Radar para medição

O professor Nils Pohl e seus colegas desenvolveram agora um sistema de radar de alta precisão, tendo em vista o campo específico da metrologia como alvo de aplicação.

O radar metrológico bateu todos os recordes, medindo distâncias com uma precisão de um micrômetro, ou um milionésimo de metro - um fio de cabelo humano tem entre 40 e 60 micrômetros de diâmetro.

Em comparação com os sistemas de medição a laser, o radar de precisão não é apenas barato, como tem a vantagem de medir posições absolutas.

Além disso, a precisão foi aferida em medições feitas no espaço livre, de objetos com vários metros de extensão, o que mostra que a técnica não apenas supera largamente o laser, como é adequada para aplicações industriais.

Segundo os pesquisadores, quando o sistema de medição por radar chegar pela primeira vez às fábricas, ele já deverá ter uma precisão ainda maior, porque eles continuam trabalhando nesse sentido.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Processos Industriais
  • Radiação Eletromagnética
  • Raios Laser

Mais tópicos