Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Radiador para automóveis é feito com resina de óleo de mamona

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2009

Radiador para automóveis é fabricado com resina de óleo de mamona
Radiador para automóveis desenvolvido com resina extraída do óleo de mamona.
[Imagem: Denso]

A empresa japonesa Denso apresentou um novo radiador para automóveis construído com uma resina vegetal derivada do óleo de mamona. O novo radiador começará a ser produzido em escala industrial e deverá equipar os primeiros carros a partir da metade de 2009.

Resina de óleo de mamona

Praticamente a totalidade dos radiadores de automóveis fabricados hoje são feitos de alumínio. O novo "bio-radiador" é construído com uma resina extraída do óleo da mamona, além de materiais petroquímicos e fibra de vidro.

Os ingredientes derivados do óleo de mamona representam 40% da resina.

A resina é produzida por meio de uma reação química entre dois compostos orgânicos derivados do óleo de mamona e do petróleo. O material é reforçado com fibra de vidro, que é adicionada para aumentar a resistência mecânica do radiador.

Resistência ao cloreto de cálcio

Até agora vinha sendo difícil o desenvolvimento de peças automotivas a partir de resinas vegetais devido às altas temperaturas que esses componentes devem suportar no compartimento do motor. A empresa resolveu este problema criando um produto híbrido.

Outra vantagem do novo radiador à base de resina vegetal é a sua alta resistência ao cloreto de cálcio, um material utilizado nas rodovias de países sujeitos à neve para derreter o gelo que se forma sobre as pistas. O novo radiador é mais de sete vezes mais resistente ao cloreto de cálcio e pode ser produzido a um custo mais baixo do que os componentes similares atualmente projetados para regiões frias.

A empresa afirmou em nota que pretende utilizar a resina para fabricar outros componentes para automóveis.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos