Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Raio de 768 km é o mais longo já registrado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2022

Raios de 768 km e 17 segundos batem recordes mundiais
Imagem de satélite do raio que cobriu uma área de 768 km.
[Imagem: WMO]

Maior e mais longo

A Organização Meteorológica Mundial (WMO) reconheceu dois novos recordes para o maior raio já registrado na Terra.

O recorde de maior distância coberta pelo mesmo raio foi registrado no sul dos EUA em abril de 2020, com uma extensão de cerca de 768 quilômetros, o que o tornou 60 quilômetros maior que o recorde anterior estabelecido no Brasil em 2018.

Já o título de raio mais duradouro - maior tempo do relâmpago brilhando - foi para um evento ocorrido em junho de 2020 que atravessou a fronteira entre o Uruguai e a Argentina e durou 17 segundos, ligeiramente mais duradouro do que os 16,73 segundos de um relâmpago ocorrido na Argentina no dia 4 de Março de 2019.

Os dois eventos recordistas ocorreram em regiões de grandes planícies, que facilitam a formação de grandes sistemas convectivos, que eventualmente fazem com que tempestades diferentes acabem se combinando, criando raios que se estendem por áreas muito extensas.

Raios de 768 km e 17 segundos batem recordes mundiais
Mais longo (esquerda) e mais duradouro (direita) raios já registrados.
[Imagem: Michael J. Peterson et al. - 10.1175/BAMS-D-21-0254.1]

Megarraios

Em nenhum dos dois casos o raio fez contato com o solo, sendo eventos de elevada altitude, espalhando-se entre nuvens.

"Megarraios não ocorrem em tempestades comuns. Eles exigem nuvens eletrificadas expansivas que descarregam a taxas suficientemente baixas para facilitar relâmpagos horizontais únicos, que abrangem distâncias extraordinárias," escreveram Michael Peterson e seus colegas.

Raios tão extensos só podem ser medidos do espaço, por satélites geoestacionários. Isto faz com que existam incertezas sobre o tamanho real que os relâmpagos alcançaram. No caso do raio recordista, a incerteza estimada é de oito quilômetros.

"Deve-se notar que os tamanhos relatados pelo GLM [mapeador de raios geoestacionário] são apenas uma estimativa mínima para a verdadeira extensão e duração desses relâmpagos e os relâmpagos reais podem exceder esses valores aceitos," escreveu a equipe.

O registro de recordes mundiais de raios e relâmpagos só começou a ser feito em 2016, mas este monitoramento já mostrou que os super-raios são milhares de vezes mais fortes do que os raios normais.

Bibliografia:

Artigo: New WMO Certified Megaflash Lightning Extremes for Flash Distance (768 km) and Duration (17.01 seconds) Recorded from Space
Autores: Michael J. Peterson, Timothy J. Lang, Timothy Logan, Cheong Wee Kiong, Morne Gijben, Ron Holle, Ivana Kolmasova, Martino Marisaldi, Joan Montanya, Sunil D. Pawar, Daile Zhang, Manola Brunet, Randall S. Cerveny
Revista: Bulletin of the American Meteorological Society
DOI: 10.1175/BAMS-D-21-0254.1
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos