Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Reator químico de espuma é 10 vezes mais eficiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/10/2008

Reator químico de espuma é 10 vezes mais eficiente
Visão lateral em corte do reator de leio poroso de alta eficiência energética.
[Imagem: Charl Stemmet]

O pesquisador holandês Charl Stemmet e seus colegas da Universidade Técnica Eindhoven, desenvolveram um novo tipo de reator químico para a produção rápida de pequenos lotes de compostos químicos de alto valor agregado - a chamada química fina - que é 10 vezes mais eficiente em termos energéticos do que os reatores atualmente disponíveis.

A indústria química tem apresentado uma demanda crescente por reatores onde a produção desses químicos de alto valor possa ser feita de forma muito precisa e com elevados níveis de pureza dos produtos finais. A química fina é considerada uma das áreas mais promissores entre as novas indústrias de alta tecnologia, ao lado da biotecnologia e da nanotecnologia.

Reator químico de espuma

O reator utiliza um novo material estruturado de alta porosidade - uma espécie de espuma - como suporte para os catalisadores. Essa espuma sólida tem 97% de espaço interno disponível, o que representa uma enorme área superficial para que os reagentes possam entrar em contato com o catalisador.

Essa maior área, além de resultar em um reator de volume maior, é importante em reações gás-líquido, que apresentam uma baixa transferência de massa - quanto maior a área superficial, maior é a produção por unidade de volume do reator.

Reatores de leito fixo

O reator químico de espuma tem um volume 1,5 vez maior do que os reatores tradicionais de leito fixo para um mesmo fluxo de gás e líquido e a mesma taxa de produção. Contudo, sua eficiência energética é 10 vezes maior do que os reatores de leito fixo.

Bibliografia:

Artigo: Influence of liquid viscosity and surface tension on the gas-liquid...
Autores: C.P. Stemmet, F. Bartelds, J. van der Schaaf, B.F.M. Kuster, J.C. Schouten
Revista: Chemical Engineering Research and Design
Data: October 2008
Vol.: 86, Issue 10, Pages 1094-1106
DOI: 10.1016/j.cherd.2008.04.007
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Catalisadores
  • Cerâmicas
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos