Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cola reversível facilitará reciclagem e reaproveitamento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2026

Cola reversível facilitará reciclagem e reaproveitamento
A cola reversível une diversos materiais, mas mostrou-se especialmente eficiente em materiais como PET (transparente) e PP (preto).
[Imagem: Adriana Sierra-Romero et al. - 10.1039/D5SM01039J]

Cola que descola

Quando você cola alguma coisa, geralmente pretende que as duas peças fiquem unidas "pela eternidade". Mas isso não é nada bom se pretendemos que nossos objetos sejam reciclados quando chegarem ao fim de sua vida útil.

Isso dá a dimensão da importância da criação de Adriana Romero e colegas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Adriana criou uma cola reversível. A cola une diferentes tipos de materiais em nível estrutural - não é como as "cola e descola" daqueles papeizinhos amarelos - mas pode ser removida quando necessário, bastando mergulhar as peças em água ácida ou alcalina.

A natureza reversível da cola permite seu uso em diversas aplicações, desde laminados para móveis e arquitetura até rótulos de garrafas e outros produtos, possibilitando sua reutilização, reaproveitamento ou reciclagem.

E tudo começou com uma decepção: A equipe desenvolveu uma cola usando polímeros de baixo custo contendo cargas elétricas, que serviram tanto para manter a emulsão estável quanto para aderir a diferentes superfícies, bastando passar uma emulsão positiva em uma superfície e uma emulsão negativa na outra. Embora a adesão fosse boa, a cola não passou em todos os testes: Era colocá-la na água que ela descolava. Além disso, a necessidade de duas formulações complicava o uso prático.

Agora os pesquisadores colocaram esse problema a seu favor, criando uma formulação única que continua soltando em água, mas apenas em pHs definidos.

Cola reversível para plásticos

A solução veio com a adição de argila na formulação da cola. Embora as argilas já sejam comumente usadas como agentes espessantes, para evitar que os materiais escorram, sua adição teve outro efeito notável: O de permitir a descolagem sem a necessidade de duas formulações separadas.

Essa cola reversível de componente único é revolucionária por simplificar o processo de reciclagem, garante a equipe.

"Os adesivos reversíveis estão começando a atrair a atenção da indústria. Eles ainda não são comuns, mas esperamos que sua adoção cresça à medida que as empresas busquem soluções mais sustentáveis," disse Adriana.

A cola foi produzida seguindo processos de fabricação industrial - os mesmos usados para fazer tintas - e foi desenvolvida com materiais baratos, o que facilita sua produção em larga escala. Por ser à base de água, a cola reversível não contém os solventes orgânicos voláteis presentes em muitas colas comerciais. Contudo, diferentemente de outros adesivos à base de água, a exposição a ambientes úmidos não causa falha na adesão.

Os testes mostraram eficiência na colagem de vários materiais, mas os pesquisadores afirmam que os melhores resultados foram obtidos na união de peças de plástico, notavelmente produzindo ótimos resultados em materiais utilizados na indústria de embalagens, como polipropileno e polietileno, que são tipicamente muito difíceis de colar. Por isso, os setores visados pela equipe incluem a indústria de embalagens, peças automotivas e a indústria eletrônica.

Bibliografia:

Artigo: One-pot polymer-clay composite reversible adhesive
Autores: Adriana Sierra-Romero, Emmanuel Abotsi, Katarina Novakovic, Mark Geoghegan
Revista: Soft Matter
DOI: 10.1039/D5SM01039J
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Adesivos
  • Polímeros
  • Tintas
  • Indústria Química

Mais tópicos