Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Adesivo feito de madeira funciona em pistola de cola quente e é reutilizável

Com informações da New Scientist - 23/06/2025

Adesivo feito de madeira funciona em pistola de cola quente e é reutilizável
A nova cola pode ser produzida a partir de rejeitos da indústria de papel e celulose.
[Imagem: Ziwen Lv et al. - 10.1038/s41893-025-01579-9]

Cola de madeira para madeira

Um subproduto da indústria madeireira foi transformado em uma cola para ser usada em pistolas de cola quente, substituindo os adesivos desse tipo usados hoje, que são fabricados à base de solventes tóxicos para os seres humanos e o meio ambiente.

E, além de segura, a nova cola de inspiração biológica é reutilizável.

Ziwen Lv e colegas da Universidade Florestal de Pequim, na China, criaram a cola a partir de uma xilana, um componente das paredes celulares das plantas. Embora nas plantas a xilana mantenha a celulose coesa, ela não faz isso no modo tradicional de funcionamento de uma cola.

A equipe então reprojetou a xilana para que ela pudesse funcionar como um adesivo sob demanda. Para isso, Lv usou periodato de sódio e borohidreto de sódio para modificar quimicamente o composto, transformando-o em xilana diálcool. O material resultante é uma cola para ser extrudada por uma pistola de cola quente.

Mesmo sem otimizações, a cola quente alcançou uma força de ligação de 30 megapascais, superando os adesivos convencionais, incluindo a resina epóxi. A cola também pôde ser reutilizada por meio de refusão, mantendo sua força de adesão original mesmo após 10 ciclos.

Adesivo feito de madeira funciona em pistola de cola quente e é reutilizável
A cola é mais forte que as atuais e muito mais "verde", além de poder ser reutilizada até 10 vezes.
[Imagem: Ziwen Lv et al. - 10.1038/s41893-025-01579-9]

Melhor do que os adesivos atuais

A equipe também testou sua nova cola à base de xilana para fabricar compensados. Os protótipos, com três folhas finas de madeira de nogueira intercaladas, alcançou um desempenho comparável ao dos compensados comerciais, feitos com adesivos de resina de fenol-formaldeído.

Embora esta seja uma vantagem para um setor industrial de grande porte, o compensado resultante não é resistente à água - após imersão em água por uma hora, a cola se dissolveu, causando a separação das camadas. Mas compensados não são tradicionalmente usados para aplicações em que precisam ficar em contato com a água, de modo que a equipe estima ter criado uma alternativa real para os adesivos atuais.

Agora serão necessários testes da cola em outras aplicações. Mas, ainda que seja uma cola à base de madeira utilizável apenas para os produtos à base de madeira, isto já será um avanço em relação a todos os adesivos à base de petróleo atualmente em uso. Vale lembrar que o compensado é um dos últimos produtos de consumo que contêm fenol e formaldeído, que foram proibidos em produtos como cosméticos anos atrás.

Bibliografia:

Artigo: Bio-based hot-melt adhesive from xylan
Autores: Ziwen Lv, Xueqing Yan, Siyu Jia, Jing Pan, Xiang Hao, Gegu Chen, Baozhong Lü, Jun Rao, Feng Peng
Revista: Nature Sustainability
DOI: 10.1038/s41893-025-01579-9
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Adesivos
  • Polímeros
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Indústria Química

Mais tópicos