Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cola atóxica para madeira cria compensados resistentes à água

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2022

Cola atóxica para madeira cria compensados resistentes à água
Ácido cítrico e glicose produzem uma cola de madeira que cria um compensado forte e resistente à água.
[Imagem: Chunyin Li et al. - 10.1021/acsami.2c02859]

Cola doce para madeira

Os principais materiais engenheirados para a construção de móveis, decoração e pisos são produtos de madeira composta - MDF, MDP, compensado etc - que vêm em grandes folhas.

Mas as colas e resinas que unem o aglomerado, o painel de fibra e o compensado geralmente contêm formaldeído e outros compostos que podem liberar esse agente no ar. É por isso que os marceneiros e moveleiros sempre usam máscaras e existe a recomendação para nunca queimar esses materiais em casa.

A boa notícia é que logo poderemos contar com materiais que não trarão nenhuma preocupação com a saúde e ainda serão ambientalmente corretos.

Chunyin Li e seus colegas da Universidade Florestal do Sudeste, na China, criaram uma nova cola para aglomerar partículas de madeira combinando glicose e ácido cítrico.

Glicose é açúcar e ácido cítrico é um ingrediente de suco de laranja, mas os dois juntos formaram uma cola de madeira forte e resistente à água, ideal para uso em madeira engenheirada.

Cola atóxica para madeira cria compensados resistentes à água
As amostras com os melhores percentuais de mistura quebraram sempre na madeira, nunca na colagem.
[Imagem: Chunyin Li et al. - 10.1021/acsami.2c02859]

Compensados e painéis resistentes à água

Os pesquisadores aqueceram soluções de glicose e quantidades variadas de ácido cítrico até formar um líquido pegajoso, que eles então aplicaram em folhas da madeira álamo. Em seguida, eles empilharam três dessas folhas e as pressionaram a uma temperatura de 200 ºC por seis minutos.

Depois de cortar as folhas em pedaços menores para fazer testes de resistência, os pesquisadores constataram que, sob pressões superiores a 101 psi, todas as amostras de compensado quebraram ao longo das fibras de madeira, e não nas costuras coladas.

Quando as amostras de compensado foram embebidas em água quente ou fervente, aquelas feitas com razão ácido cítrico/glicose acima de 0,6 apresentaram força adesiva que satisfez o requisito padrão da indústria.

Os pesquisadores atribuem esses resultados ao aumento das ligações de ésteres entre o ácido cítrico e a madeira, o que aumentou a força de ligação da madeira e a resistência à água.

Com isto, segundo a equipe, os adesivos de ácido cítrico-glicose são promissores para toda a indústria de produtos de madeira engenheirada, que produz materiais na forma de painéis, tanto para a construção civil, quanto para a fabricação de móveis.

Bibliografia:

Artigo: Fully biobased adhesive from glucose and citric acid for plywood with high performance
Autores: Chunyin Li, Hong Lei, Zhigang Wu, Xuedong Xi, Guanben Du, Antonio Pizzi
Revista: ACS Applied Materials & Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.2c02859
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Adesivos
  • Compósitos
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos