Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Reconhecimento facial detecta humor da pessoa em tempo real

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/02/2008

Reconhecimento facial detecta humor da pessoa em tempo real

Cientistas da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, desenvolveram um algoritmo de reconhecimento facial capaz de processar até 30 imagens por segundo, reconhecendo a expressão facial da pessoa e classificando-o em seis "categorias de humor": raiva, nojo, dor, felicidade, tristeza e surpresa.

Avatares com sensibilidade

O programa terá inúmeras aplicações, entre as quais a construção de interfaces homem-máquina, mensuração dos efeitos que os sites de e-commerce exercem sobre os consumidores e até avatares para ambientes virtuais com uma capacidade sem precedentes de expressar com fidelidade o humor da pessoa que eles representam.

O programa pode ser aplicado a seqüências de vídeo capturadas em situações reais ou monitorar as expressões faciais de uma pessoa sentada à frente de um computador. Embora seja ainda apenas um protótipo, o novo algoritmo de reconhecimento facial é leve o suficiente para rodar em um computador comum e até mesmo em um notebook.

Reconhecimento facial

Para analisar a expressão facial, o algoritmo segmenta a imagem do rosto em vários quadrados e retângulos. Cada uma dessas porções é comparada com a base de dados do programa, que possui um arquivo de expressões típicas de cada uma das emoções que ele é capaz de detectar.

O sucesso da primeira versão, analisando faces da base de dados Cohn-Kanade, é de 89%. Ele opera mesmo em condições adversas, como iluminação pobre, com o rosto se movimentando de forma natural e com a câmera em diversas posições.

Bibliografia:

Artigo: Recognising facial expressions in video sequences
Autores: José Miguel Buenaposada, Enrique Muñoz, Luis Baumela
Revista: Pattern Analysis and Applications
Data: January, 2008
Vol.: 11, Number 1
DOI: 10.1007/s10044-007-0084-8
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Realidade Virtual
  • Visão Artificial

Mais tópicos