Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Refrigeração radiativa, que não gasta energia, agora controlada eletronicamente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/02/2023

Duas técnicas controlam eletricamente o calor, com aplicações bem diferentes
A descoberta abre caminho para mandar o calor para o espaço ao apertar de um botão.
[Imagem: Debashree Banerjee et al. - 10.1016/j.xcrp.2023.101274]

Resfriamento radiativo controlado eletricamente

A refrigeração radiativa, ou refrigeração passiva, uma tecnologia que envia o calor para o frio do espaço, passou rapidamente de uma curiosidade científica para uma esperança de aumento da eficiência energética no campo da refrigeração e do ar-condicionado e até para lidar com o aquecimento do planeta.

O resfriamento radiativo passivo utiliza a energia térmica que pode deixar um objeto na forma de radiação infravermelha. Como a atmosfera da Terra é transparente para a luz nessa faixa de comprimento de onda infravermelho, é possível remover o calor de objetos na Terra enviando-o para o frio no espaço sideral, onde a temperatura é de cerca de -270 graus Celsius.

E essa tecnologia agora pode ficar ainda melhor, graças à descoberta de Mingna Liao e colegas da Universidade de Linkoping, na Suécia.

Liao descobriu que a temperatura de um objeto pode ser regulada ajustando eletricamente a extensão em que ele emite calor por meio do resfriamento radiativo passivo. Para isso, ela usou um polímero condutor para ajustar eletroquimicamente a emissividade do objeto.

"Você pode comparar isto a um termostato. Atualmente, podemos ajustar a temperatura em 0,25 graus Celsius. Pode não parecer muito, mas o ponto é que mostramos que é possível realizar esse ajuste em temperatura ambiente e pressão normal," disse o professor Debashree Banerjee, coordenador da equipe.

Duas técnicas controlam eletricamente o calor, com aplicações bem diferentes
Protótipo do dispositivo controlável, ainda em escala de laboratório.
[Imagem: Thor Balkhed]

Aplicações

Os pesquisadores acreditam que, agora que mostraram que é possível controlar eletricamente a emissão radiativa, o caminho está aberto para desenvolver tanto materiais mais eficientes quanto dispositivos para exportar o calor para o espaço de forma controlada - por exemplo, funcionando no verão, mas não no inverno.

A longo prazo, dizem eles, é possível pensar em sistemas que possam ser colocados em um telhado, de modo parecido com um painel solar, controlando assim a radiação térmica infravermelha da casa, esfriando-a quando necessário.

Outras possibilidades incluem roupas térmicas ajustáveis e revestimentos de parede para criar fluxos térmicos e melhorar o conforto térmico em ambientes fechados com menor consumo de energia.

Bibliografia:

Artigo: Electrical Tuning of Radiative Cooling at Ambient Conditions
Autores: Debashree Banerjee, Tomas Hallberg, Shangzhi Chen, Chaoyang Kuang, Mingna Liao, Hans Kariis, Magnus P. Jonsson
Revista: Cell Reports Physical Science
Vol.: 9, Issue 5
DOI: 10.1016/j.xcrp.2023.101274
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Monitoramento Ambiental
  • Cerâmicas
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos