Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô segue seu dono e atende a comandos gestuais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2009

Robô identifica seu dono e atende a comandos gestuais
O robô atende a comandos verbais e não-verbais e segue automaticamente seu comandante humano. Ele funciona tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre.
[Imagem: Nathan Koenig, Brown University]

Comandos verbais e não-verbais

Engenheiros da Universidade Brown, nos Estados Unidos, criaram um robô capaz de compreender e executar comandos verbais e não-verbais, atendendo as ordens feitas por meio de gestos, além de acompanhar seu comandante humano.

Em algo que talvez possa parecer trivial para um leigo, mas que não tem nada de fácil quando se trata de programar robôs, a tecnologia funciona em uma grande variedade de ambientes e condições de iluminação, com o robô funcionando adequadamente até mesmo em ambientes externos.

"Nós criamos um sistema inovador no qual o robô irá seguir você a uma distância precisa, sem que você precise usar qualquer roupa especial, você não precisa estar em um ambiente especial e você não precisa olhar para trás para monitorá-lo ", explica Chad Jenkins, coordenador da equipe.

Seguindo o chefe

O robô é capaz de atender a comandos gestuais do tipo "siga-me", "pare", "espere" e "abra a porta". Além dos comandos gestuais, o robô também interpreta comandos verbais.

Durante a demonstração do robô, na maior parte do tempo um aluno caminha de costas para ele, virando em corredores estreitos ou andando rapidamente no estacionamento externo.

Durante todo o percurso, o robô segue lealmente o estudante, mantendo uma distância aproximada de 1 metro. Se o aluno se volta e se aproxima do robô, ele identifica o movimento e se afasta para manter a distância adequada.

Reconhecimento visual

Os pesquisadores afirmam ter feito dois avanços significativos com o seu robô. O primeiro compreende o que cientistas chamam de reconhecimento visual. Aplicado aos robôs, isto significa ajudá-los a se orientar com relação aos objetos em um ambiente. "Os robôs conseguem ver as coisas, mas o reconhecimento de cada objeto continua a ser um desafio," diz Jenkins.

A equipe resolveu este problema criando um programa de computador que faz com que o robô reconheça um ser humano pela sua silhueta. Isto permite que o robô ande pela casa e receba os comandos dos humanos sem se distrair por outros objetos existente no ambiente.

Captura de imagens em profundidade

O segundo avanço envolveu a câmera para capturar imagens em profundidade. A equipe utilizou um dispositivo que utiliza luz infravermelha para detectar objetos e para estabelecer a distância entre a câmera e o objeto e, não menos importante, para medir a distância entre a câmara e quaisquer outros objetos na área. A distinção é fundamental, explica Jenkins, porque isto permitiu que o robô se fixe no comandante humano, o que é essencial para que ele mantenha uma distância ao seguir a pessoa.

O resultado é um robô que não necessita de controle remoto ou de vigilância constante, o que é importante no desenvolvimento de dispositivos que, no futuro, poderão ser realmente autônomos.

Os planos dos pesquisadores agora envolvem aumentar a quantidade de comandos verbais e não-verbais que o robô é capaz de compreender e aumentar a distância entre o comandante humano e o robô.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos