Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sensor de pimenta ligado ao celular diz se a comida vai arder

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/10/2020

Sensor de pimenta ligado ao celular diz se a comida vai arder
De olho no mercado, a equipe já encapsulou seu sensor em um conveniente formato de pimenta.
[Imagem: Asamee Soleh et al. - 10.1021/acsanm.0c02079]

Sensor de pimenta

Algumas pessoas adoram pimenta - quanto mais picante a comida, melhor. Já outras se esforçam para evitar a ardência da capsaicina, o composto que dá o sabor característico da pimenta.

Em ambos os casos, pode ser interessante saber de antemão o quanto uma determinada comida vai arder.

E isso agora pode ser facilmente feito com um sensor conectado ao celular.

Asamee Soleh e seus colegas da Universidade Príncipe de Songkla, na Tailândia, usaram grafeno para criar um sensor que, juntamente com um aplicativo no celular, detecta o teor de capsaicina em pimentas ou mesmo em amostras de alimentos.

Já existem outros métodos para detectar o quanto uma pimenta arde, mas nenhum tão portátil - na verdade, todos os métodos disponíveis até agora são complicados, demorados e exigem instrumentos grandes e caros.

Sensor eletroquímico

O sensor eletroquímico de pimenta é do tipo mais barato possível, baseado em papel, ao qual são adicionadas nanoplacas de grafeno dopadas com átomos de nitrogênio para melhorar a condutividade elétrica.

Ao atingir o sensor, a capsaicina sofre reações de oxidação e redução, produzindo uma corrente elétrica que o dispositivo detecta. Se a amostra a ser medida estiver seca, ela pode ser diluída em etanol antes de ser pingada sobre a abertura do sensor, para melhorar a sensibilidade.

O sensor mediu com precisão concentrações de capsaicina entre 7,5 e 90 µM nas amostras normais, mas chegou a 0,37 µM nas amostras diluídas em etanol.

De olho no mercado, a equipe já encapsulou seu sensor em um conveniente formato de pimenta, e afirma que espera aplicar a mesma tecnologia para detectar outros tipos de substâncias nos alimentos.

Bibliografia:

Artigo: N-Doped Graphene Nanoplatelets for Direct Capsaicin Detection in Chili Pepper Samples
Autores: Asamee Soleh, Kasrin Saisahas, Kiattisak Promsuwan, Panote Thavarungkul, Proespichaya Kanatharana, Warakorn Limbut
Revista: Applied Nano Materials
DOI: 10.1021/acsanm.0c02079
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Saúde e Reabilitação
  • Grafeno
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos