Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Sensor sem bateria alerta contra incêndios florestais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2020

Sensor sem bateria alerta contra incêndios florestais
A ideia é que os sensores formem uma rede que emita alertas sem fios para estações de monitoramento.
[Imagem: ACS/ACS Applied Materials & Interfaces]

Sensor sem bateria

Talvez haja uma forma mais eficiente e mais barata para detectar incêndios florestais antes que eles saiam de controle, como os que vêm acontecendo na Amazônia ano após ano e como o que assolou a Austrália recentemente.

Os métodos atuais de vigilância incluem satélites de imagem por infravermelho, sensoriamento remoto, torres de vigia e patrulhas aéreas, mas todos são de alto custo e, quando soam o alarme, pode ser tarde demais.

Xun Wu, da Universidade Renmin, na China, foi procurar nas técnicas da internet das coisas uma alternativa mais barata e mais rápida.

Ele criou um sensor sem baterias, feito de um papel modificado, que é capaz de detectar incêndios e disparar um sinal de alarme. O fato de funcionar sem baterias é essencial, permitindo que ele seja colocado na floresta e possa continuar funcionando sem necessidade de manutenção.

O sensor de temperatura é feito à base de líquidos iônicos, que podem ser usados como materiais termoelétricos. Esses fluidos são sais no estado líquido, sendo que dois tipos diferentes de líquidos iônicos podem ser conectados em série para gerar sinais.

Líquidos iônicos

Os pesquisadores escolheram dois líquidos iônicos que se comportaram de maneira diferente quando a temperatura aumenta: um é absorvido pelos eletrodos, enquanto o outro é liberado, produzindo tensões opostas (positivas ou negativas).

Os eletrodos metálicos são tão finos que foram aplicados sobre papel por spray - para maior durabilidade, o substrato pode ser plástico.

Em um teste piloto, os pesquisadores anexaram os sensores a uma planta do laboratório. Bastou colocar uma bola de algodão em chamas perto da planta para que o sensor produzisse um sinal de alerta sem fio para um receptor, que ativa um alarme sonoro ou luminoso.

Pelos cálculos da equipe, cada um desses sensores de incêndios florestais poderia ser fabricado a um custo de US$0,04. E, escolhendo bem o substrato, o sensor pode ser inteiramente correto ecologicamente.

Bibliografia:

Artigo: Self-Powered and Green Ionic-Type Thermoelectric Paper Chips for Early Fire Alarming
Autores: Xun Wu, Naiwei Gao, Xiaoting Zheng, Xinglei Tao, Yonglin He, Zhiping Liu, and Yapei Wang
Revista: ACS Applied Materials & Interfaces
Vol.: 12, 24, 27691-27699
DOI: 10.1021/acsami.0c04798
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Internet das Coisas

Mais tópicos