Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Sistema anticolisão usa videogames para evitar acidentes de carro

Com informações da Agência USP - 26/09/2011

Sistema anticolisão usa videogames para evitar acidentes de carro
O jogo eletrônico permitiu o monitoramento do tempo de reação dos condutores em situações de emergência.
[Imagem: Eduardo Bertoldi]

Tempo de reação

Pesquisadores da USP utilizaram videogames de corridas de carro como ferramenta básica para criar um sistema que poderá salvar vidas no trânsito real.

Eduardo Bertoldi e Lucia Filgueiras criaram um sistema anti-colisão que alerta ao motorista a aproximação lateral de um veículo em rota de colisão.

O alerta é feito por meio de estímulos auditivos e hápticos.

Durante o desenvolvimento, os pesquisadores usaram games de corrida de código livre para as simulações e coletas de dados.

"Com o auxílio do jogo eletrônico medimos o tempo de reação média dos condutores. Percebemos que, após a introdução do sistema de alertas, o tempo de reação diminuiu, ou seja, os condutores reagiram mais rapidamente à possibilidade de acidente", conta Eduardo.

Rota de colisão

O sistema possui sensores instalados nas laterais do veículo e dois tipos diferentes de alarmes na parte interna do carro.

Os sensores laterais são capazes de identificar veículos a vinte metros de distância, em rota de colisão, sobretudo no ponto cego do motorista.

Quando o sistema detecta uma situação de possibilidade de colisão, dois alarmes internos são acionados para estimular o motorista a evitar o choque: um bip com som tridimensional (3D) e um alerta vibratório, situado no assento do motorista, próximo ao joelho.

Sistema anticolisão usa videogames para evitar acidentes de carro
Projeção de como o sistema ficará instalado no interior de um carro.
[Imagem: Eduardo Bertoldi]

Tanto o sistema de som 3D quanto o alerta vibratório diferenciam o lado pelo qual o veículo está se aproximando, apresentando ainda intensidades que variam de acordo com a iminência da batida.

"Os alertas trabalham com sons graves e intensos e vibram em diferentes intensidades também. Tudo isso para que o motorista não precise processar muitas informações e possa reagir com a rapidez necessária para evitar o acidente " descreve Eduardo.

Opcional por R$100,00

O pesquisador ressalta que o equipamento, de fácil instalação, pode ser acoplado ao sistema elétrico do carro e possui baixo custo.

"O sistema funciona como um elemento opcional, que proporciona mais segurança para o motorista. É um aparelho muito próximo a um sensor de estacionamento e com um custo estimado inferior a R$100,00, que pode ficar ainda mais barato com uma produção em grande escala," afirma.

"Conseguimos evitar que os alarmes não assustassem ou causassem incômodo aos condutores e também reduzimos a incidência de erros do sistema", afirma o pesquisador.

Apesar de diminuir o número de colisões laterais causadas pelo ponto-cego ou pela distração dos motoristas, o protótipo ainda necessita de mais testes, com um número maior de pessoas, para ser otimizado e implementado no mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Sensores
  • Biomecatrônica

Mais tópicos