Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Dados de terremotos no Brasil disponíveis em tempo real

Com informações da Agência Brasil - 28/11/2014


Rede Sismográfica Brasileira

Já está no ar o site do Serviço Sismológico Nacional, marcando a entrada em operação da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que reúne pesquisadores do Observatório Nacional, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade de Brasília (UnB) e da USP.

A iniciativa já resultou na instalação de 80 estações sismográficas no Brasil. Os dados destas estações estão sendo disponibilizados em tempo real no site.

"Isso é bom porque o Brasil, apesar de não ser um país sísmico, pode registrar sismos de magnitude 6 ou acima de 6 [graus na escala Richter]. E isso pode causar danos se ocorrer em regiões habitadas," disse geofísico Sérgio Fontes, coordenador da RSIS (Rede Sismográfica do Sul e do Sudeste).

Sérgio Fontes observou que o comum, no Brasil, é que haja sismos de magnitude entre 4 e 5 graus e que o padrão de atividade sísmica brasileiro sugere a ocorrência de sismos acima de magnitude 6 graus no intervalo de 50 anos. O último foi registrado em 1955, em Mato Grosso. "Já passou de 50 anos", comentou.

Rede sismográfica mundial

O Serviço Sismológico Nacional deverá ampliar a participação do Brasil na rede sismográfica mundial, que conta com mais de 6 mil estações. "Além da ocorrência de um sismo de magnitude maior, esses dados fornecem informações bastante preciosas sobre a estrutura do interior da terra, que são muito valiosas para que se conheça a evolução do planeta, para os recursos naturais. Eu acho que é um avanço que o Brasil está fazendo," disse Sérgio.

A implantação de todas as sub-redes teve apoio da Petrobras, com recursos que alcançam cerca de R$ 25 milhões. Com a redução dos patrocínios pela estatal, os pesquisadores da RSBR terão de buscar novos investidores, a partir do próximo ano. Sérgio Fontes estimou que seriam necessários em torno de R$ 1,5 milhão por ano para manter cada uma das quatro sub-redes (Sul/Sudeste, Centro/Sul, Centro/Norte e Nordeste). "Para que os mais de cinco anos de esforço de implantação dessa rede se mantenham", reiterou.

Somente a RSIS tem hoje 17 estações em funcionamento, e deve chegar a 19 até o final deste ano. Os pesquisadores estão, no momento, instalando estações em ilhas. A primeira foi montada na Ilha da Trindade, no Espírito Santo. Eles querem instalar agora em Abrolhos, na Bahia, em Fernando de Noronha, Pernambuco.

O endereço do site da Rede Sismográfica Brasileira é www.rsbr.gov.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores
  • Mineração
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos