Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Sobremesa impressa em 3D agora com sabor de verdade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/03/2023

Sobremesa impressa em 3D
A estrutura em camadas, típica da impressão 3D, pode ser ideal para os alimentos, e sobretudo para as carnes vegetais.
[Imagem: Jonathan David Blutinger et al. - 10.1038/s41538-023-00182-6]

Impressão 3D de alimentos

A equipe do professor Hod Lipson, da Universidade de Colúmbia, nos EUA, vem trabalhando há anos com a impressão 3D de alimentos, que saem prontos da impressora depois de assados a laser.

Mas faltava uma pitada de sal, por assim dizer, já que a tecnologia permitia incluir um número muito limitado de ingredientes, resultando no que muitos consideram pratos nada apetitosos.

Agora eles finalmente conseguiram acrescentar mais "cartuchos de tinta" à sua impressora de comida, produzindo pratos compostos por até sete ingredientes, que continuam dispensando o forno, sendo cozinhados na própria impressora com um laser.

A principal demonstração não é exatamente um prato, no sentido culinário, mas uma sobremesa, uma queijadinha impressa a partir de várias tintas comestíveis, incluindo bolacha doce, manteiga de amendoim, Nutella, purê de banana, geleia de morango, calda de cereja e cobertura.

A receita com melhor resultado usou a bolacha como ingrediente fundamental para cada camada, enquanto manteiga de amendoim e Nutella provaram ser mais bem utilizadas como camadas de suporte, que formaram "piscinas" para segurar os ingredientes mais macios, como a banana e a geleia.

Ou seja, produzir alimentos por impressão 3D lembra muito os princípios da construção civil, com elementos estruturais na base servindo como suporte para as camadas mais macias que vão se empilhando acima.

Sobremsesa impressa em 3D agora com sabor de verdade
Os sete ingredientes são combinados, e então cozidos a laser na própria impressora.
[Imagem: Jonathan Blutinger/Columbia Engineering]

Ideal para carnes vegetais

Segundo a equipe, a impressão 3D oferece um adicional interessante para a cozinha, já que seu funcionamento típico, que envolve a aplicação de camadas sobre camadas, permite produzir alimentos mais personalizáveis e garantir a inclusão dos nutrientes necessários para as refeições, tudo com muita facilidade.

E, agora que têm receitas palatáveis, a equipe já está pensando em difundir a impressão 3D de alimentos.

"Como a impressão 3D de alimentos ainda é uma tecnologia incipiente, ela precisa de um ecossistema de indústrias de apoio, como fabricantes de cartuchos de alimentos, arquivos de receitas para baixar pela internet e um ambiente para criar e compartilhar essas receitas. Suas possibilidades de personalização a tornam particularmente prática para o mercado de carnes vegetais, onde textura e sabor precisam ser cuidadosamente formulados para imitar carnes reais," disse o pesquisador Jonathan Blutinger, responsável pelas inovações apresentadas agora.

Bibliografia:

Artigo: The future of software-controlled cooking
Autores: Jonathan David Blutinger, Christen Cupples Cooper, Shravan Karthik, Alissa Tsai, Noà Samarelli, Erika Storvick, Gabriel Seymour, Elise Liu, Yorán Meijers, Hod Lipson
Revista: npj Science of Food
Vol.: 7, Article number: 6
DOI: 10.1038/s41538-023-00182-6
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Compósitos
  • Biotecnologia
  • Desenvolvimento Sustentável

Mais tópicos