Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sonda Solar Parker bate recorde de velocidade no espaço

Com informações da New Scientist - 05/05/2021

Solar Parker bate recorde de velocidade no espaço
E os dois recordes não são definitivos: A sonda espacial continua acelerando e se aproximando do Sol.
[Imagem: NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben]

Nave mais rápida de todos os tempos

A sonda espacial Solar Parker, lançada em 2018, estabeleceu dois recordes ao mesmo tempo: Ela tornou-se a espaçonave a chegar o mais próximo do Sol e a atingir a velocidade mais alta de qualquer artefato feito pelo homem.

No último dia 29 de abril, a sonda fez sua passagem mais próxima do Sol, a pouco mais de 10 milhões de quilômetros de sua superfície, o que representa apenas um décimo da distância média entre Vênus e o Sol.

E, durante o período de maior aproximação, a sonda estava viajando a cerca de 540.000 km/h (150 quilômetros por segundo) em relação ao Sol, o mais rápido que qualquer espaçonave humana já viajou, o que representa 0,05% da velocidade da luz.

A essa velocidade, levaria cerca de 4,5 minutos para dar uma volta completa em torno da Terra, ou cerca de 40 minutos para ir da Terra à Lua.

Novos recordes

E estas foram apenas as primeiras marcas do que deverá ser uma sequência de quebra de recordes.

O sobrevoo do Sol feito no final de Abril foi apenas a oitava passagem, de um total planejado de 24 até o final da missão, no final de 2025.

Em cada passagem, a sonda primeiro vai além de Vênus para usar a gravidade do planeta para moldar sua órbita. Esse auxílio gravitacional empurra a sonda cada vez mais perto do Sol.

A expectativa é que a Solar Parker chegue a uma velocidade de cerca de 200 quilômetros por segundo e pouco menos de 7 milhões de quilômetros de distância do Sol. Se as expectativas se confirmarem, o recorde será quase três vezes mais rápido do que as detentoras do recorde anterior, um par de sondas chamadas Helios, que estudaram o Sol na década de 1970.

Estudando o Sol

A Sonda Solar Parker conta com um escudo térmico e com um sistema autônomo que ajudam a protegê-la da intensa emissão do Sol, mas sem perder contato com ambiente que ela pretende estudar.

Do tamanho de um carro pequeno, a sonda tem como objetivos principais descobrir como a energia e o calor se movem através da coroa solar e tentar descobrir o que acelera o vento solar, bem como suas partículas energéticas, os principais atores do clima espacial.

Atualmente, o Sol também está sendo estudado pela Solar Orbiter, uma sonda europeia mais interessada nas tempestades solares.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Veículos

Mais tópicos