Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Não, som do foguete da NASA não derrete concreto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/02/2023

É verdade que o som do foguete da NASA derrete concreto? Não
O SLS é 13% mais potente que o Saturno V.
[Imagem: NASA/Bill Ingalls]

Ruído dos foguetes

Quando o novo superfoguete da NASA, o SLS, subiu ao espaço levando a missão Artemis 1, em novembro passado, ele tornou-se o foguete mais poderoso do mundo, superando o impulso do recordista anterior, o Saturno 5, que levou as missões Apolo, em 13%.

O rugido e o crepitar inigualáveis fizeram a multidão vibrar, mas também trouxeram de volta uma série de mitos sobre o som emitido pelos foguetes.

"Numerosos sites e fóruns de discussão sugeriram níveis de som muito altos, com relatos imprecisos das ondas sonoras do Saturno 5 derretendo concreto e causando incêndios na grama," contou Kent Gee, da Universidade Brigham Young, nos EUA.

Felizmente, Gee e seus colegas já estavam a postos durante o lançamento do SLS para aferir o ruído produzido e desmentir quaisquer novos boatos.

"Nós esperamos que esses primeiros resultados ajudem a evitar a disseminação de possíveis desinformações, como aconteceu com o Saturno 5," acrescentou o pesquisador.

É verdade que o som do foguete da NASA derrete concreto? Não
Conjuntos de microfones gravaram o ruído do SLS durante o lançamento.
[Imagem: Kent L. Gee et al. - 10.1121/10.0016878]

Mas é muito alto e crepitante

Para medir o ruído do SLS, a equipe montou cinco estações de monitoramento dotadas de microfones, espalhadas entre 1,5 km até 5,2 km da plataforma de lançamento - todos ficaram fora da área que poderia ser atingida por eventuais detritos.

Não derreteu concreto e nem pegou fogo na grama, mas os níveis máximos de ruído em todas as cinco estações excederam as previsões.

A 1,5 km da plataforma de lançamento, o nível máximo de ruído atingiu 136 decibéis. A uma distância de 5,2 km, o ruído foi de 129 decibéis, quase 20 decibéis acima do previsto pelos cientistas - para comparação, o nível considerado seguro para que a audição humana não sofra danos é de 85 decibéis.

O método padrão para avaliar o impacto do ruído nos seres humanos é conhecido como "ponderação A". Como não ouvimos tão bem em algumas faixas de frequência quanto em outras, é usado um filtro para enfatizar os sons que ouvimos melhor. Usando esse método, os pesquisadores descobriram que os níveis de ruído a 5,2 km da plataforma de lançamento eram tão altos quanto uma serra elétrica.

Mas os lançamentos de foguete têm uma característica muito particular, marcada pelo som crepitante das ondas de choque. Esses choques representam aumentos instantâneos de pressão sonora que são muito mais altos do que os ruídos crepitantes encontrados na vida cotidiana.

"Embora este estudo seja um passo importante, ainda temos um longo caminho a percorrer para entender tudo sobre a geração, propagação e percepção do ruído dos foguetes," disse Gee.

Bibliografia:

Artigo: Space launch system acoustics: Far-field noise measurements of the Artemis-I launch
Autores: Kent L. Gee, Grant W. Hart, Carson F. Cunningham, Mark C. Anderson, Michael S. Bassett, Logan T. Mathews, J. Taggart Durrant, Levi T. Moats, Whitney L. Coyle, Makayle S. Kellison, Margaret J. Kuffskie
Revista: JASA Express Letters
Vol.: 3, 023601
DOI: 10.1121/10.0016878
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Motores
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos