Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Som é transmitido à distância por um laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/02/2019

Som é transmitido à distância por um laser
A nova abordagem de "som fotônico" baseia-se no efeito fotoacústico.
[Imagem: Ryan M. Sullenberger et al. - 10.1364/OL.44.000622]

Som direcional

Há vários anos existem no mercado sistemas de som direcional, que permitem focalizar o som diretamente em uma pessoa.

A novidade agora é que o envio de mensagens audíveis e privadas à distância pode ser feito com lasers, em vez do ultra-som tipicamente usado.

O laser pode transmitir a mensagem audível sem que a pessoa que a receberá precise usar qualquer tipo de equipamento receptor.

"Nosso sistema pode ser usado a alguma distância para transmitir informações diretamente ao ouvido de alguém. É o primeiro sistema que usa lasers totalmente seguros para os olhos e para a pele para focar um sinal audível para uma pessoa em particular em qualquer ambiente," disse o professor Charles Wynn, do MIT, nos EUA.

Os testes incluíram desde tons simples até música e conversas gravadas, recebidas pelos "alvos" em um volume conversacional normal.

Transmissão de som usando laser

A nova abordagem de "som fotônico" baseia-se no efeito fotoacústico, que ocorre quando um material forma ondas sonoras depois de absorver a luz. Neste caso, o vapor de água presente no ar é usado para absorver a luz e criar o som.

A transmissão de som usando laser é derivada de uma técnica chamada espectroscopia fotoacústica dinâmica, usada para detecção de substâncias químicas no ar. A equipe havia descoberto anteriormente que fazer a varredura do ar movimentando o laser na velocidade do som melhora a detecção dos compostos químicos.

"A velocidade do som é uma velocidade muito especial para se trabalhar. Agora demonstramos que fazer uma varredura com um feixe de laser na velocidade do som em um comprimento de onda absorvido pela água pode ser usado como uma maneira eficiente de criar som," disse o pesquisador Ryan Sullenberger.

Para aproveitar apenas a umidade do ar, a equipe selecionou um laser com um comprimento de onda que é mais fortemente absorvido pela água, permitindo que a técnica funcione em ambientes relativamente secos.

O alcance, contudo, ainda é muito baixo para usos práticos: Nos testes, uma mensagem a 60 decibéis chegou ao destinatário a apenas 2,5 metros de distância - seria mais simples falar diretamente com a pessoa.

Mas a equipe espera aumentar o alcance significativamente. "Esperamos que isto acabe se tornando uma tecnologia comercial. Há muitas possibilidades interessantes, e queremos desenvolver a tecnologia da comunicação de maneiras que sejam úteis," disse Sullenberger.

Bibliografia:

Artigo: Photoacoustic communications: delivering audible signals via absorption of light by atmospheric H2O
Autores: Ryan M. Sullenberger, Sumanth Kaushik, Charles M. Wynn
Revista: Optics Letters
Vol.: 44, Issue 3, pp. 622-625
DOI: 10.1364/OL.44.000622
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Transmissão de Dados
  • Fotônica
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos