Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Sonar inspirado em golfinhos melhora imagens subaquáticas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/02/2023

Sonar compacto inspirado em golfinhos melhora imagens subaquáticas
Do tamanho da cabeça de um golfinho, o sonar emite "cliques" semelhantes aos do sistema de ecolocalização do animal.
[Imagem: NUS]

Sonar biomimético

Um sonar inspirado no sistema de comunicação dos golfinhos está permitindo captar os ecos com uma qualidade suficiente para fazer imagens subaquáticas.

Além disso, o equipamento usado é muito mais compacto do que as tecnologias existentes.

O sonar biomimético tem cerca de 25 cm de largura e aproximadamente o tamanho da cabeça de um golfinho. Ele foi projetado para emitir sons agudos e pulsantes, semelhantes à ecolocalização de um golfinho. Três transmissores são usados para enviar sons para diferentes direções.

Para complementar o hardware, a equipe criou um software inovador que melhora a conversão dos ecos em imagens. Com base na hipótese de que os golfinhos usam informações prévias para processar seus ecos, os pesquisadores incorporaram o conceito de esparsidade ao software do sonar. Isso pressupõe que, fora do espaço digitalizado, apenas uma pequena porcentagem é ocupada pelo objeto, o que simplifica muito o processamento.

"Usar informações prévias, como a ideia de esparsidade, é intuitivo. É algo que os humanos fazem o tempo todo - transformamos nossa compreensão da realidade em expectativas que podem acelerar nossas inferências e decisões. Por exemplo, na ausência de outras informações, o cérebro humano e o sistema de visão tendem a assumir que, em uma imagem, a luz em um objeto está vindo de cima," explicou o professor Hari Vishnu, da Universidade Nacional de Cingapura.

O resultado são imagens visuais mais claras dos objetos e relevos embaixo d'água, superiores às obtidas com o método de processamento de sinal convencional de visualização de ecos de som.

Sonar compacto inspirado em golfinhos melhora imagens subaquáticas
Os testes envolveram traçar os contornos de objetos com diversos formatos, montados com canos de PVC.
[Imagem: Hari Vishnu et al. - 10.1038/s44172-022-00010-x]

Pequeno o suficiente para robôs

Fundamentalmente, a tecnologia fornece uma melhor compensação entre a clareza da imagem do sonar, o número de sensores e o tamanho do conjunto de sensores. Os métodos convencionais de processamento de ecos de som geralmente falham quando se usa poucos sensores ou quando eles ficam muito espalhados.

O novo método de processamento dos ecos, contudo, consegue extrair informações e ainda gerar imagens claras nesses cenários - razoavelmente claras neste primeiro protótipo e nesta primeira versão do software.

Isso poderá tornar o equipamento capaz de, por exemplo, escanear o relevo do fundo do mar para auxiliar a navegação ou localizar objetos. E, como ele é muito compacto, o sonar biomimético poderá ser montado em robôs subaquáticos para exploração oceânica e pesquisa científica.

Bibliografia:

Artigo: A dolphin-inspired compact sonar for underwater acoustic imaging
Autores: Hari Vishnu, Matthias Hoffmann-Kuhnt, Mandar Chitre, Abel Ho, Eszter Matrai 
Revista: Communications Engineering
Vol.: 1, Article number: 10
DOI: 10.1038/s44172-022-00010-x
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Exploração Marítima
  • Biomecatrônica
  • Robôs

Mais tópicos