Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

SpaceX demonstra sistema de salvamento de astronautas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/05/2015

SpaceX demonstra sistema de salvamento de astronautas
O teste durou cerca de dois minutos, da ignição do motor até a queda na água.
[Imagem: NASA/Kim Shiflett]

Abortagem de lançamento

Um assobio alto, um pequeno rastro de fumaça e grandes pára-quedas se abrindo são o resumo de um dos mais esperados testes para o programa espacial norte-americano nos últimos anos.

A empresa SpaceX testou com sucesso o sistema de abortagem de lançamento de sua nave Dragon, que está agora pronta para levar tripulações para a Estação Espacial Internacional.

O objetivo do sistema é colocar os astronautas fora da zona de perigo no caso de um acidente na base de lançamento ou nos instantes iniciais da subida do foguete.

O desenvolvimento dessa medida de segurança foi uma exigência à NASA feita pelas autoridades norte-americanas para os novos sistemas de voo depois que se descobriu que os astronautas ainda estavam vivos momentos após a explosão do ônibus espacial Challenger, há quase 30 anos.

A própria NASA já havia testado o sistema de salvamento dos astronautas em sua nave Orion em 2010. Mas, como a maioria das missões de ressuprimento da Estação Espacial será feito por naves privadas, as contratadas também precisam demonstrar a capacidade antes de iniciarem os voos tripulados - a nave Dragon, da SpaceX, já estreou seus voos não-tripulados à Estação.

Dois minutos

Durante o teste, a nave Dragon, que levava apenas um boneco de testes a bordo, acionou simultaneamente seus oito motores e saltou de uma plataforma construída especialmente para o teste no Cabo Canaveral.

Os motores funcionaram por cerca de seis segundos, produzindo instantaneamente cerca de 15.000 libras de empuxo cada um e levando a nave sobre o Oceano Atlântico. Próximo ao ponto mais alto do voo, a nave liberou sua base de impulsão, como planejado, e desceu de pára-quedas no oceano.

O teste durou cerca de dois minutos, da ignição do motor até a queda na água.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Motores
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos