Plantão

Tóquio pode ter super terremoto nos próximos quatro anos

Tóquio pode ter super terremoto nos próximos quatro anos
Desde o terremoto seguido de tsunami no ano passado, Tóquio tem sofrido cinco vezes mais tremores do que o normal. [Imagem: BBC]

Previsões

Segundo cientistas, um terremoto de grandes proporções tem muito maior probabilidade de atingir a capital japonesa, Tóquio, nos próximos anos do que o governo tem anunciado.

A equipe, da Universidade de Tóquio, afirma haver uma probabilidade de 75% de que um terremoto de magnitude 7 atinja a região nos próximos quatro anos.

O governo tem anunciado que as chances de um evento como esse são de 70% nos próximos 30 anos.

O grupo de cientistas que faz as previsões para o governo ainda não se manifestou sobre os novos dados estudados pela equipe.

Tremores

A última vez que Tóquio foi atingida por um grande terremoto foi em 1923, quando um terremoto de magnitude 7,9 matou mais de 100.000 pessoas.

Os pesquisadores da Universidade de Tóquio basearam-se em dados que mostram um crescente aumento no número de tremores na capital desde o terremoto de 11 de março de 2011.

O alerta vem menos de um ano depois que um terremoto seguido de tsunami devastou a costa nordeste do Japão.

Eles afirmam que, em comparação com anos normais, tem havido cinco vezes mais tremores na área metropolitana de Tóquio desde o desastre do ano passado.

Encruzilhada tectônica

O Japão está localizado em uma encruzilhada tectônica apelidada de "Anel de Fogo do Pacífico".

Por isso o país é considerado um dos mais sujeitos a terremotos em todo o mundo.

Tóquio está localizada em uma das áreas mais perigosas.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas