Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Supercondutividade induzida por luz é criada dentro de um chip

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/11/2023

Supercondutividade é criada com luz dentro de um chip
Dentro do chip, os pulsos de corrente de picossegundos são lançados, transportados e detectados, demonstrando a supercondutividade induzida pela luz.
[Imagem: Eryin Wang/MPSD]

Supercondutividade induzida pela luz

Nos últimos anos, um composto de potássio e carbono (K3C60) juntou-se a alguns materiais exóticos que apresentam uma supercondutividade fotoinduzida, ou seja, eles se tornam supercondutores quando alvejados por um feixe de luz.

Isto torna o K3C60 um supercondutor orgânico (à base de carbono), pertencente à família dos fulerenos, mais conhecidos como moléculas "bola de futebol", já que são formadas por 60 átomos de carbono em uma estrutura que lembra os gomos da bola. Essa supercondutividade gerada por um laser chamou a atenção porque o carbono sequer é um bom condutor de eletricidade - o normal nessa área é trabalhar com cupratos, que são compostos à base de cobre.

Agora, pesquisadores do Instituto Max Planck para a Estrutura e Dinâmica da Matéria, na Alemanha, mostraram que essa capacidade de ativar a supercondutividade com um feixe de laser pode ser integrada em um chip, abrindo caminho para aplicações optoeletrônicas, sobretudo nas novas arquiteturas de computação com luz.

Eryin Wang e seus colegas conectaram filmes finos de K3C60 a interruptores fotocondutores com guias de onda co-planares. Usando um pulso de laser visível para acionar a chave, eles enviaram através do material um forte pulso de corrente elétrica, com duração de apenas um picossegundo. Depois de percorrer o sólido a cerca de metade da velocidade da luz, o pulso de corrente atingiu outro interruptor, que serviu como detector, que então revelou as assinaturas elétricas características da supercondutividade.

Supercondutividade é criada com luz dentro de um chip
Esquema do dispositivo desenvolvido pela equipe.
[Imagem: E. Wang et al. - 10.1038/s41467-023-42989-7]

Aplicações

Os dados também mostraram que a resposta elétrica do K3C60 fotoexcitado não é linear, ou seja, a resistência da amostra depende da corrente aplicada. Esta é uma característica fundamental da supercondutividade, que valida algumas das observações anteriores e ainda fornece novas informações e perspectivas sobre a física e as aplicações desses filmes finos orgânicos.

Embora a demonstração ainda esteja no nível da pesquisa fundamental, a possibilidade de integração da supercondutividade em chips optoeletrônicos pode levar à fabricação de circuitos integrados de alta velocidade, incluindo todas as plataformas fotônicas, além da computação quântica.

Bibliografia:

Artigo: Superconducting nonlinear transport in optically driven high-temperature K3C60
Autores: Eryin Wang, J. D. Adelinia, M. Chavez-Cervantes, T. Matsuyama, M. Fechner, M. Buzzi, G. Meier, A. Cavalleri
Revista: Nature Communications
Vol.: 14, Article number: 7233
DOI: 10.1038/s41467-023-42989-7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercondutores
  • Fotônica
  • Semicondutores
  • Microeletrônica

Mais tópicos