Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tapete da invisibilidade esconde objetos visíveis a olho nu

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/12/2010

Manto da invisibilidade esconde objetos visíveis a olho nu
Os pesquisadores usaram dois cristais de calcita para criar um tapete de invisibilidade capaz de esconder uma barra de aço de 38 mm de comprimento e 2 mm de altura.
[Imagem: Zhang et al.]

Os fãs de Harry Potter adorariam ter seu próprio manto da invisibilidade. Os fãs de Aladim talvez preferissem um tapete voador.

Já o Dr. Baile Zhang e seus colegas do MIT de Cingapura misturaram tudo e criaram uma espécie de tapete da invisibilidade - na verdade eles o chamam de "carpete da invisibilidade".

Invisibilidade ao natural

Mas há algo de mais significativo neste feito, que marca mais um capítulo na impressionante história do desenvolvimento da invisibilidade óptica, que a maioria dos físicos dizia ser impossível até poucos anos atrás.

Sempre que se fala em invisibilidade, um outro termo necessariamente aparece associado: metamaterial. Os metamateriais são materiais artificiais, geralmente estruturas em formatos complexos, capazes de lidar com a luz de forma não usual.

Como são sintéticos e complicados, nem sempre é fácil fabricar os metamateriais, e sua própria estrutura impõe restrições à funcionalidade dos mantos de invisibilidade criados com eles.

Mas o Dr. Zhang decidiu usar um material natural, um cristal chamado calcita, muito usado em óptica. E, por usar um material natural, o manto de invisibilidade de calcita é muito mais fácil de fabricar e muito mais barato.

De certa forma, a calcita faz alguns "malabarismos" com a luz, algo que tem sido creditado apenas aos metamateriais: por exemplo, suas propriedades ópticas dependem da direção em que a luz passa através dela.

Tapete da invisibilidade

Usando técnicas tradicionais de construção de lentes, os pesquisadores usaram dois cristais de calcita para criar um tapete de invisibilidade capaz de esconder uma barra de aço de 38 milímetros de comprimento e 2 milímetros de altura.

Isto representa outro avanço na área, uma vez que, até agora, os dispositivos de camuflagem escondiam apenas peças muito pequenas, com dimensões na faixa do comprimento de onda da luz visível - veja Manto da invisibilidade agora é 3D e aproxima-se do olho humano.

Mas o dispositivo ainda tem suas limitações. Por exemplo, ele só funciona sobre um plano, ou seja, o objeto somente ficará invisível quando se tentar olhar para ele a partir de um ponto específico.

O maior entrave rumo a uma aplicação prática, contudo, é que o efeito só é obtido com luz polarizada. Mas, como a água tende a polarizar a luz, é razoável imaginar que o tapete da invisibilidade permita esconder objetos dentro d'água.

Bibliografia:

Artigo: Macroscopic Invisible Cloak for Visible Light
Autores: Baile Zhang, Yuan Luo, Xiaogang Liu, George Barbastathis
Revista: arXiv
Data: 10 Dec 2010
Link: http://arxiv.org/abs/1012.2238
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Fotônica
  • Metais e Ligas
  • Holografia

Mais tópicos