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Mecânica

Você vai querer voar em um destes táxis aéreos inovadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/12/2021

Você ainda vai querer voar em um destes táxis aéreos
A aparência de um pássaro pré-histórico torna o Macrobat um projeto único.
[Imagem: Phractyl/Divulgação]

Pássaro voador

O design do Macrobat traz à mente as figuras jurássicas de pássaros gigantes.

E esta é de fato a ideia da Phractyl, uma empresa emergente que pretende construir táxis aéreos e veículos aéreos pessoais inspirados na natureza.

O nome da empresa também remete às épocas passadas, e Phractyl é uma sigla em inglês para "Fronteira para a evolução de tecnologia de sistemas complexos ágeis".

As pernas de pássaro do Macrobat têm, primariamente, essa intenção, a agilidade, fornecendo um meio de pouso e decolagem vertical de qualquer local com uma planicidade mínima.

Mas há duas funções adicionais que justificam o uso de um "trem de pouso" biomimético aparentemente tão desproporcional: A primeira é que as pernas permitem descer o veículo até o chão, para que os passageiros subam, e depois colocá-lo em uma posição adequada para a ascensão vertical, como um pássaro apontado o bico para cima.

A segunda função é que, após a decolagem, as pernas podem se ajustar para dar à aeronave diferentes configurações aerodinâmicas, para aumentar sua eficiência nas diversas fases do voo.

Você ainda vai querer voar em um destes táxis aéreos
A quantidade de motores em cada asa ainda não está definida.
[Imagem: Phractyl/Divulgação]

Macrobat

O projeto garante que o Macrobat poderá levantar voo com uma carga útil de 150 kg, o que virtualmente o torna um veículo aéreo pessoal - a empresa pretende fornecer também versões pilotadas por controle remoto, ou drones.

Ele deverá atingir uma velocidade de 180 km/h, mas não conseguirá voar uma hora inteira, alcançando uma autonomia máxima de 150 km.

A empresa não estipulou data para apresentar um protótipo, afirmando que ainda serão necessárias melhorias tecnológicas nas baterias para que elas sejam capazes de alimentar o Macrobat.

Além da propulsão, a empresa afirma estar ainda trabalhando também no conceito inovador de suas asas anguladas. Também ainda não há definição sobre se serão realmente dois motores, como mostrado no desenho conceitual, ou se serão vários, o que poderá dar mais segurança ao veículo devido à redundância.

Você ainda vai querer voar em um destes táxis aéreos
Talvez seja o primeiro carro voador com aparência de carro - ainda que a aparência de um carro de corrida.
[Imagem: Cyclotech]

Ciclorrotor

Depois de meses de testes dos componentes individuais, a austríaca CycloTech realizou o primeiro voo livre da sua tecnologia ciclorrotor.

O grande diferencial deste novo veículo aéreo elétrico está nos propulsores, que substituem as tradicionais hélices por lâminas longitudinais girando dentro de um cilindro, lembrando as rodas propulsoras dos antigos navios a vapor.

Este sistema de propulsão foi patenteado no início do século passado, mas ninguém conseguiu construir uma versão viável usando motores a combustão. A CycloTech demonstrou agora que os motores elétricos conseguem fazer a coisa funcionar.

O mecanismo é similar ao das pás dos helicópteros, que alteram continuamente seus ângulos para ajustar e direcionar a elevação usando uma espécie de placa oscilante - o mecanismo básico consiste em um disco inclinado girando em um eixo e dando movimento alternativo a uma parte em contato com ele.

No ciclorrotor, as lâminas, que giram dentro de um cilindro, também se inclinam conforme a rotação muda.

Isso traz uma vantagem sem comparações para um veículo aéreo de pouso e decolagem verticais: O veículo não precisa alterar seu formato para transicionar entre o voo vertical e o voo horizontal. Nos testes, o protótipo de demonstração moveu-se no eixo vertical para cima, para baixo e 360° em torno do eixo vertical.

Você ainda vai querer voar em um destes táxis aéreos
O grande avanço deste eVTOL está no seu sistema inédito de propulsão.
[Imagem: Cyclotech]

Baterias atuais

"Executando estes testes, a equipe conseguiu realizar centenas de testes de sistema e garantir a estabilidade e funcionalidade do sistema de controle de voo, a continuidade do desempenho do rotor e garantir a segurança e a controlabilidade do sistema por meio de uma unidade de controle remoto via piloto. Como todos os testes resultaram positivos, a equipe decidiu dar o próximo grande passo e realizar o primeiro voo livre com o demonstrador de tecnologia," anunciou a empresa.

O protótipo de demonstração pesa 83 kg, mas a empresa pretende chegar a um táxi aéreo capaz de carregar quatro passageiros.

Um bloco de baterias com uma densidade de 230 Wh/kg poderia dar ao táxi aéreo uma velocidade máxima de 150 km/h, um alcance de 85 km e um tempo de voo de cerca de 40 minutos. Esta densidade pode ser obtida com as baterias de lítio atuais, e a empresa calcula que o banco de baterias inteiro pesaria cerca de 760 kg.

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