Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tecnologia dos metamateriais chega ao concreto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/04/2023

Tecnologia dos metamateriais chega ao concreto
Arte conceitual representando o concreto metamaterial, ou metaconcreto, em uso em uma rodovia.
[Imagem: Amir Alavi via Midjourney]

Metaconcreto

Os metamateriais, que estão entre as tecnologias com maior impacto neste século, acabam de entrar em uma nova área um tanto inesperada: Na fabricação de concreto para a construção civil.

"O uso maciço de concreto em nossos projetos de infraestrutura implica a necessidade de desenvolver uma nova geração de materiais de concreto que sejam mais econômicos e ambientalmente sustentáveis, mas que ofereçam funcionalidades avançadas. Acreditamos que podemos alcançar todos esses objetivos introduzindo um paradigma metamaterial no desenvolvimento dos materiais de construção," disse o professor Amir Alavi, da Universidade de Pittsburgh (EUA).

Alavi e sua equipe já desenvolveram metamateriais autoconscientes e exploraram seu uso em aplicações como implantes inteligentes.

Agora, eles usaram os mesmos princípios para ajustar a fabricação do concreto, permitindo que o material seja projetado e construído especificamente para sua finalidade.

Com isto, atributos como fragilidade, flexibilidade e moldabilidade podem ser ajustados na criação da estrutura de concreto, permitindo que os construtores usem menos material sem sacrificar a resistência ou a longevidade.

As estruturas de concreto resultantes ficam leves e são mecanicamente ajustáveis, viabilizando o uso de concreto em várias aplicações, como materiais de absorção de choque, para desaceleração de veículos ou em sistemas de isolamento dos prédios contra atividades sísmicas.

Tecnologia dos metamateriais chega ao concreto
As peças individuais do concreto, neste primeiro protótipo, foram projetadas para gerar energia.
[Imagem: Kaveh Barri et al. - 10.1002/adma.202211027]

Concreto que gera eletricidade

Os primeiros protótipos do metaconcreto foram criados visando uma funcionalidade em grande demanda nos EUA, onde a maioria das estradas é feita de concreto: Ele gera eletricidade.

O material é composto por redes de polímero auxético (do grego antigo auxeto, que significa esticável) embutidas em uma matriz de cimento à qual é adicionado grafite, para que ela se torne eletricamente condutora.

A estrutura induz eletrificação de contato entre as camadas quando recebe uma carga mecânica. Como o material pode ser comprimido em até 15% sob carga cíclica, ele produz cerca 330 μW de potência.

Isso não é eletricidade suficiente para enviar energia à rede elétrica, mas é mais do que o bastante para alimentar sensores para monitoramento das estruturas civis ou estradas, além de terremotos.

Eventualmente, sugere a equipe, essas estruturas inteligentes poderão alimentar chips embutidos nas estradas para ajudar os carros autônomos a navegar nas rodovias quando os sinais de GPS são muito fracos ou o LIDAR não está funcionando.

Bibliografia:

Artigo: Multifunctional Nanogenerator-Integrated Metamaterial Concrete Systems for Smart Civil Infrastructure
Autores: Kaveh Barri, Qianyun Zhang, Jake Kline, Wenyun Lu, Jianzhe Luo, Zhe Sun, Brandon E. Taylor, Steven G. Sachs, Lev Khazanovich, Zhong Lin Wang, Amir H. Alavi
Revista: Advanced Materials
Vol.: 2211027
DOI: 10.1002/adma.202211027
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Metamateriais
  • Edifícios Inteligentes
  • Sensores

Mais tópicos