Informática

Tela holográfica mostra imagens 3D em até 30º

Tela holográfica mostra imagens 3D em até 30º
As imagens ainda são pequenas, mas o efeito holográfico é muito bom - a porca serve como referência de tamanho. [Imagem: TUT]

Holograma 3D

Ela ainda não tem as dimensões da tela holográfica verdadeiramente tridimensional com que todos sonham, mas a demonstração impressiona.

Hiroyuki Takagi, da Universidade Toyohashi, no Japão, desenvolveu uma pequena tela holográfica 3D composta por píxeis de apenas 1 micrômetro, por sua vez compostos por nanomagnetos.

Os desenhos 3D são perfeitamente visíveis, sem o uso de óculos ou qualquer outro aparato, em um ângulo de até 30 graus.

A projeção é feita por um "modulador espacial de luz magneto-óptico" construído pela equipe, que gera a imagem a partir dos nanopíxeis, que por sua vez funcionam como um meio regravável para as imagens.

"A vantagem dessa abordagem é que o ponto focalizado do laser define o tamanho do píxel, o modulador não requer qualquer transmissão especial de corrente ou tensão e a velocidade de chaveamento é de cerca de 10 nanossegundos por píxel, o que é suficiente para vídeos em tempo real," disse o professor Takagi. "Além disso, o holograma é armazenado de forma semipermanente em materiais magnéticos."

O ângulo de visão para o efeito 3D depende do tamanho do píxel. Embora os nanomagnetos sejam muito menores, a equipe ajustou cada píxel para 1 micrômetro para obter um ângulo de visão de 30º.

O próximo desafio será mostrar imagens maiores.

Bibliografia:

Improvement of diffraction efficiency of three-dimensional magneto-optic spatial light modulator with magnetophotonic crystal
K. Nakamura, H. Takagi, T. Goto, P. B. Lim, H. Horimai, H. Yoshikawa, V. M. Bove, M. Inoue
Applied Physics Letters
Vol.: 108, 022404
DOI: 10.1063/1.4939448




Outras notícias sobre:

    Mais Temas