Informática

Teletransporte por fibra óptica alcança 6 km de distância

Teletransporte por fibra óptica a 6 km de distância
Esquema conceitual do aparato necessário para o teletransporte quântico por fibra óptica. [Imagem: Meiru Huo et al. - 10.1126/sciadv.aas9401]

Teletransporte quântico

Você ainda não poderá viajar de um lugar a outro instantaneamente, mas o teletransporte quântico já se tornou prático há algum tempo, sendo uma das grandes promessas para operações seguras de criptografia quântica.

No teletransporte, o dado contido em uma partícula é transmitido à distância para outra partícula instantaneamente, graças ao fenômeno do entrelaçamento, em que duas partículas ficam "conectadas" de uma forma que qualquer coisa que acontecer a uma alterará imediatamente a outra.

Mas essa forma de teletransporte só havia sido demonstrada em distâncias muito curtas em laboratório, o que inclui uma sala de teletransporte do tamanho de um chip.

Teletransporte por fibra óptica

Agora, Meiru Huo e seus colegas da Universidade de Shanxi, na China, usaram uma fibra óptica comum para realizar o teletransporte dos fótons continuamente variáveis de um laser a uma distância de 6 quilômetros.

A informação foi replicada no local de recebimento com uma precisão maior do que seria possível usando a física clássica.

Isto significa que o teletransporte quântico torna-se agora mais uma ferramenta no arsenal prático dos físicos e engenheiros que estão trabalhando para tornar práticas a computação quântica e a criptografia quântica - e nada mais prático do que fazer isto usando as redes já instaladas de fibras ópticas, conforme se demonstrou recentemente em um teste realizado na Espanha.

Deterministic quantum teleportation through fiber channels