Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Transístor bioeletrônico é fabricado com clara de ovo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/04/2012

Transístor bioeletrônico é fabricado com clara de ovo
A clara de ovo foi diretamente aplicada no processo produtivo, sem nenhum tratamento a não ser o aquecimento. Como material semicondutor foi usado pentaceno ou carbono-60.
[Imagem: Chang et al./SPIE]

Eletrônica biológica

Você certamente já ouviu falar da eletrônica orgânica e sua promessa de dispositivos finos, flexíveis, ambientalmente corretos e mais baratos.

Na verdade, é grande a chance de que seu telefone celular tenha uma tela feita de LEDs orgânicos, ou OLEDs.

O termo "orgânico" se refere ao fato de que esses novos componentes são fabricados com elementos à base de carbono, geralmente polímeros.

Mas Jer-Wei Chang seus colegas da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, demonstraram que a eletrônica orgânica pode ser muito mais orgânica do que se supunha - ela pode se tornar uma bioeletrônica.

A equipe criou transistores totalmente funcionais usando como elemento dielétrico a clara de ovo, diretamente aplicada no processo produtivo, sem nenhum tratamento a não ser o aquecimento - ou seja, eles usaram clara de ovo frita.

Transístor bioeletrônico

Biomateriais já são utilizados como semicondutores e como dielétricos, mas são materiais sintetizados, obtidos por meio de processos em múltiplas etapas.

"A clara de ovo parece ser o material ideal para a eletrônica orgânica, uma vez que ela é fácil de processar, largamente disponível e de baixo custo," escrevem os pesquisadores.

"O calor transforma a clara de ovo de líquido em um sólido insolúvel, conforme suas proteínas sofrem uma desnaturação irreversível, quebrando suas cadeias lineares para formar redes," explicam eles.

O transístor de efeito de campo bioeletrônico - um BioFET - foi construído depositando a albumina seca sobre óxido de índio titânio e, a seguir, colocando os eletrodos.

O rendimento do BioFET, em termos de corrente de saída, foi quase o dobro dos transistores orgânicos que usam dielétricos de polímero, como o polimetil metacrilato.

Os transistores, de tipo p e n, foram usados para construir inversores e verificar seu funcionamento na prática, o que revelou sua estabilidade.

Bibliografia:

Artigo: Egg white in organic electronics
Autores: Jer-Wei Chang, Cheng-Guang Wang, Chong-Yu Huang, Tzung-Da Tsai, Tzung-Fang Guo, Ten-Chin Wen
Revista: SPIE Optics East 2006 Conference Proceedings
Vol.: Published online
DOI: 10.1117/2.1201203.004149
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eletrônica Orgânica
  • Transistores
  • Biomecatrônica
  • Biotecnologia

Mais tópicos