Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Este transístor quer colocar a eletrônica dentro de você

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/02/2023

Este transístor quer colocar a eletrônica dentro de você
É um transístor "molhado", que opera tanto com elétrons quanto com íons.
[Imagem: Northwestern University]

Um transístor para o corpo humano

Um novo tipo de transístor promete ter um efeito revolucionário no campo da bioeletrônica, permitindo circuitos leves, flexíveis e de alto desempenho para operação fazendo uma interface com o corpo humano.

Wei Huang e colegas da Universidade Northwestern, nos EUA, fizeram com o transístor eletroquímico o que a indústria microeletrônica já havia feito com o transístor eletrônico convencional: Colocaram-no de pé, criando um transístor vertical.

A arquitetura vertical essencialmente significa que os transistores podem ser empilhados uns sobre os outros, adensando os circuitos e viabilizando uma maior miniaturização.

A diferença é que o transístor eletroquímico, também conhecido como transístor iônico, pode operar na água ou em outros líquidos corporais, como o sangue, é biocompatível e pode amplificar sinais do corpo, tornando-o especialmente útil para detecção biomédica.

Isso viabiliza dispositivos vestíveis para processamento de sinais corporais, diretamente interfaceando a eletrônica com a biologia, da medição dos batimentos cardíacos e dos níveis de sódio e potássio no sangue até o movimento dos olhos para estudar distúrbios do sono.

"Este novo tipo de transístor nos permite falar a linguagem de ambos os sistemas, o biológico, que muitas vezes se comunica por meio de sinalização iônica, e os sistemas eletrônicos, que se comunicam por elétrons," disse o professor Jonathan Rivnay. "A capacidade dos transistores de funcionar de forma muito eficiente como 'condutores mistos' os torna atraentes para diagnósticos e terapias bioeletrônicas".

Este transístor quer colocar a eletrônica dentro de você
É um avanço crucial para a bioeletrônica.
[Imagem: Wei Huang et al. - 10.1038/s41586-022-05592-2]

Transistor eletroquímico vertical

O transistor eletroquímico vertical é baseado em um novo tipo de polímero e, claro, na arquitetura vertical, em vez da tradicional arquitetura planar, que ocupa muito mais espaço. Ele conduz eletricidade e íons e é estável no ar.

Para fazer circuitos eletrônicos são necessários dois tipos de transistores: Transistores do tipo p, que carregam cargas positivas, e transistores do tipo n, que carregam cargas negativas. Esses tipos de circuitos são chamados de circuitos complementares. A grande dificuldade estava no fato de que os transistores do tipo n são difíceis de fabricar e normalmente são instáveis.

Este é o primeiro trabalho a demonstrar transistores eletroquímicos com desempenho similar e muito alto para transistores eletroquímicos de ambos os tipos (p+n), finalmente viabilizando a fabricação de circuitos complementares eletroquímicos muito eficientes.

Bibliografia:

Artigo: Vertical organic electrochemical transistors for complementary circuits
Autores: Wei Huang, Jianhua Chen, Yao Yao, Ding Zheng, Xudong Ji, Liang-Wen Feng, David Moore, Nicholas R. Glavin, Miao Xie, Yao Chen, Robert M. Pankow, Abhijith Surendran, Zhi Wang, Yu Xia, Libing Bai, Jonathan Rivnay, Jianfeng Ping, Xugang Guo, Yuhua Cheng, Tobin J. Marks, Antonio Facchetti 
Revista: Nature
DOI: 10.1038/s41586-022-05592-2
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Biomecatrônica
  • Microeletrônica
  • Miniaturização

Mais tópicos