Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Um mecanismo de busca que vai mudar a sua cabeça

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/07/2016

Um mecanismo de busca que vai mudar a sua cabeça
Exemplo dos resultados retornados com uma busca pela aparência ideal.
[Imagem: Dreambit/Divulgação]

Google das aparências

O nome deste novo mecanismo de busca é Dreambit, mas o resultado pode estar mais para o divertido e o cômico do que para a aparência dos seus sonhos.

Tudo começa com o upload de uma foto sua, e então você digita um termo de busca. Por exemplo, pode-se digitar termos como "cabelo cacheado", "peruca", "Índia", "anos 1950" etc.

O Dreambit então sai em busca de imagens relacionadas com o termo que você digitou e compõe novas versões da sua foto, devidamente estilizadas com os resultados.

O programa analisa a foto que o usuário enviou e pesquisa um subconjunto de imagens que se enquadram na categoria desejada, mas que também coincidam com a foto original em termos de formato do rosto, pose e expressão.

Crianças desaparecidas e bandidos disfarçados

Além da diversão, o novo software promete ajudar a mostrar como uma criança desaparecida ou um fugitivo da lei se pareceria com o passar dos anos ou com uma aparência propositalmente disfarçada.

"É difícil reconhecer alguém apenas olhando para uma face porque nós como seres humanos temos um viés para penteados e cores de cabelo," justifica o professor Ira Kemelmacher Shlizerman, da Universidade de Washington, nos EUA.

"Com as crianças desaparecidas, as pessoas muitas vezes pintam o cabelo ou alteram o estilo, de modo que apenas prever seu rosto conforme a idade avança não é o suficiente. Este é um primeiro passo na tentativa de imaginar como a aparência de uma pessoa desaparecida pode mudar ao longo do tempo," acrescenta.

Shlizerman também espera encontrar mercado para seu novo programa no campo do entretenimento profissional, ajudando a prever como um ator ou atriz se pareceria com um determinado figurino.

Versão beta

A expectativa é que o novo mecanismo de busca de aparências seja colocado no ar até o final do ano, mas já é possível cadastrar-se para fazer um teste na versão beta no endereço http://dreambit.xyz.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Imagens 3-D
  • Inteligência Artificial
  • Interfaces

Mais tópicos