Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Era pós-grafeno: Conheça os materiais 2,5D

Com informações do NIMS - 14/04/2023

Uma nova era emerge com os materiais 2,5D
Duas camadas de materiais monoatômicos podem ser muito mais interessantes que uma só.
[Imagem: xraycreative]

Materiais 2,5D

A descoberta do grafeno inaugurou o campo dos materiais bidimensionais, ou 2D, formados por apenas uma camada atômica.

Mas logo ficou claro que o grafeno era apenas um exemplo em um universo cada vez maior, que hoje contempla outros materiais de grande destaque, incluindo os Mxenos, as perovskitas, a molibdenita e tantos outros.

Veio então a primeira grande descoberta nesse novo universo: Que apenas girar uma camada desses materiais 2D em relação a outra camada superposta do mesmo material é suficiente para criar um mundo novo, incluindo fazer eletrônica usando apenas dois materiais ou gerar uma nova ligação molecular e outra arquitetura eletrônica.

Esse chamado "ângulo mágico" com que uma camada em girada em relação à outra deu origem ao que os especialistas agora chamam de "materiais 2,5D", que apresentam seu próprio conjunto de propriedades físicas únicas, diferentes dos materiais originais.

"O conceito 0,5D simboliza o grau adicional de liberdade dos materiais, composição, ângulos e espaço normalmente usados na pesquisa de materiais 2D," explica o professor Hiroki Ago, da Universidade de Kyushu, no Japão.

Uma nova era emerge com os materiais 2,5D
Girar os materiais em um ângulo mágico está entre as principais ferramentas para criar materiais 2,5D.
[Imagem: Philip Krantz/Krantz NanoArt]

Materiais monoatômicos empilhados

Um método comum para fabricar materiais 2,5D é a deposição química de vapor (CVD), que deposita uma camada - um átomo ou molécula de cada vez - sobre uma superfície sólida. Os materiais de construção mais comumente usados para materiais 2,5D incluem o próprio grafeno, o nitreto de boro hexagonal (hBN), um composto usado de cosméticos até a aeronáutica, e os dicalcogenetos de metais de transição (TMDCs), que estão entre os semicondutores 2D mais pesquisados.

Quando um campo elétrico é aplicado verticalmente através de uma bicamada de grafeno, por exemplo, ele abre um hiato de banda, o que significa que a condutividade pode ser ligada e desligada. Este é um fenômeno que não é observado no grafeno monocamada, o que inibe seu uso direto na computação porque ele permanece ligado o tempo todo. Além disso, basta inclinar o ângulo de empilhamento em um grau que o grafeno se torne supercondutor.

Já uma camada de grafeno sobre outra de hBN apresenta o efeito Hall quântico, um fenômeno de condução envolvendo um campo magnético que produz uma diferença de potencial. Empilhe duas camadas de TMDCs, por sua vez, e você terá excitons, elétrons emparelhados com suas lacunas associadas, um fenômeno explorado dos semicondutores aos supercondutores.

Uma nova era emerge com os materiais 2,5D
Bicamadas de molibdenita criam rodovias de calor dentro dos chips, resfriando-os mais rapidamente.
[Imagem: Daniel Spacek & Pavel Jirak/Chalmers University]

Aplicações

Aplicações futuras dos materiais 2,5D incluem células solares, baterias, dispositivos flexíveis, dispositivos quânticos e dispositivos com consumo de energia muito baixo.

A aplicação mais comumente citada pelos especialistas na área envolve uma nova geração de dispositivos de armazenamento de dados, mas as pesquisas mostram que pode-se esperar muito mais. Por exemplo, novas técnicas de montagem robótica já possibilitaram a construção de estruturas verticais complexas, incluindo uma heteroestrutura empilhada composta por 29 camadas alternadas de grafeno e hBN.

"Existem muitas oportunidades para explorar com este novo conceito 2,5D," reforçou Ago.

Quase tantas oportunidades quanto as possibilidades de mesclagem dos materiais 2D. Por isso, a última novidade na área é o uso de técnicas de aprendizado de máquina e aprendizado profundo para descobrir as combinações mais promissoras, acelerando os trabalhos nos laboratórios, hoje feitos principalmente por tentativa e erro.

Bibliografia:

Artigo: Science of 2.5 dimensional materials: paradigm shift of materials science toward future social innovation
Autores: Hiroki Ago, Susumu Okada, Yasumitsu Miyata, Kazunari Matsuda, Mikito Koshino, Kosei Ueno, Kosuke Nagashio
Revista: Science and Technology of Advanced Materials
DOI: 10.1080/14686996.2022.2062576
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Grafeno
  • Semicondutores
  • Supercondutores
  • Computação Quântica

Mais tópicos