Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Vácuo quântico pode ser acordado pela gravidade

Baseado em artigo de Jerome Malenfant/APS - 26/04/2010

Vácuo quântico pode ser acordado pela gravidade
O aumento na densidade da energia do vácuo irá eventualmente sobrepujar a densidade de energia clássica, com consequências inesperadas em escalas astrofísicas.
[Imagem: NASA]

Gravitação quântica

A teoria quântica dos campos descreve todas as interações fundamentais da matéria, exceto a interação mais familiar de todas, a da gravidade, uma vez que uma teoria completa da gravitação quântica ainda está por ser formulada.

Em uma aproximação a tão sonhada teoria, o comportamento dos campos quânticos que descrevem a matéria e suas interações não gravitacionais pode ser estudado pressupondo-se que eles se propagam em um espaçotempo clássico.

Esses campos deverão afetar de volta esse espaçotempo, mas acredita-se que esses efeitos são pequenos demais para serem levados em conta - a menos que estejamos perto de uma singularidade - o centro de um buraco negro.

No entanto, William Lima e Daniel Vanzella, ambos da Universidade de São Paulo, em São Carlos(SP), demonstraram que, mesmo em algumas situações não tão extremas, as flutuações quânticas desses campos podem ter grandes efeitos sobre o background clássico.

Dominância do vácuo

Os dois físicos brasileiros descobriram que, em algumas condições específicas, mas bem razoáveis, o espaçotempo clássico induz um aumento virtualmente ilimitado nas flutuações do vácuo quântico.

Como resultado, a densidade da energia do vácuo irá eventualmente sobrepujar a densidade de energia clássica.

Os autores especulam que esse efeito de "dominância do vácuo" pode ter consequências inesperadas em escalas astrofísicas.

Em um cenário cosmológico, eles estimam que o efeito pode gerar resultados em escalas da ordem de dez bilhões de anos.

Contudo, na proximidade de uma estrela de nêutrons, com sua massa e gravidade gigantescas, ele pode se fazer sentir em intervalos tão curtos quanto 100 microssegundos.

Bibliografia:

Artigo: Gravity-Induced Vacuum Dominance
Autores: William C. C. Lima, Daniel A. T. Vanzella
Revista: Physical Review Letters
Data: April 20, 2010
Vol.: 104, 161102
DOI: 10.1103/PhysRevLett.104.161102
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Magnetismo
  • Exploração Espacial
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos