Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Varinha Mágica conecta aparelhos à rede Wi-Fi sem esforço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/03/2016

Varinha Mágica conecta aparelhos à rede Wi-Fi sem esforço
A equipe já está em busca de parceiros, mas ainda não há previsão de lançamento da varinha mágica configuradora de Wi-Fi no mercado.
[Imagem: Dartmouth College]

Registro médicos eletrônicos

Uma "varinha mágica" digital promete melhorar a segurança do crescente número de aparelhos médicos que monitoram a saúde e que podem estar sujeitos à invasão e ao roubo de dados pessoais.

O aparelho, criado por Timothy Pierson e seus colegas da Universidade Dartmouth, nos EUA, foi batizado de Wanda - em inglês, varinha é wand.

A ideia é proteger os pacientes e a confidencialidade dos seus registros médicos, que estão passando do papel para o formato eletrônico, o que tem tornado comum o trânsito de informações de casa para o consultório.

Para isso, o aparelho automatiza a conexão dos equipamentos que contêm os registros médicos a uma rede Wi-Fi, onde eles possam ser lidos com segurança.

Conexão automática à rede

Há três operações principais envolvidas quando um aparelho móvel precisa se conectar a uma rede: configurar o aparelho para acessar uma rede sem fios; parear o aparelho com outros dispositivos próximos para que eles possam trabalhar em conjunto; e configurar o aparelho para que ele se conecte a uma conta individual ou organizacional na nuvem.

A varinha mágica Wanda faz tudo isso usando duas antenas separadas por metade do comprimento de onda empregado e usando ondas de rádio como canal de comunicação. Basta puxar a varinha de uma porta USB no ponto de acesso Wi-Fi e apontá-la para o novo aparelho para que a mágica aconteça.

Em poucos segundos, a varinha garante o acesso de forma segura à rede Wi-Fi protegida à qual ela pertence. O mesmo método pode ser usado para transferir qualquer informação da varinha para o novo dispositivo sem correr o risco de que algum aparelho nas proximidades intercepte a informação.

Quero uma

"As pessoas adoraram esta nova abordagem para a conexão de dispositivos à rede Wi-Fi," disse Timothy Pierson. "Muitos dos nossos testadores voluntários comentaram sobre a frustração que sentiam durante a configuração de dispositivos sem fio e perguntaram quando poderiam levar nossa varinha mágica para casa."

A equipe já está em busca de parceiros, mas ainda não há previsão de lançamento da varinha mágica configuradora de Wi-Fi no mercado.

Bibliografia:

Artigo: Wanda: securely introducing mobile devices
Autores: Timothy J. Pierson, Xiaohui Liang, Ronald Peterson, David Kotz
Vol.: Accepted for publication
Link: http://www.cs.dartmouth.edu/~dfk/papers/pierson-wanda.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Transmissão de Dados
  • Antenas
  • Biomecatrônica

Mais tópicos