Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Veículo mais eficiente do mundo rodaria metade da Terra com 1L de gasolina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/11/2020

Veículo mais eficiente do mundo rodaria metade da Terra com um litro de gasolina
O veículo transporta até dois passageiros, mas não depende deles para se locomover.
[Imagem: Delsbo Electric]

Veículo mais eficiente do mundo

Uma equipe de estudantes e engenheiros da Universidade de Dalarna, na Suécia, construiu o veículo de maior eficiência energética do mundo.

A equipe Eximus IV construiu um veículo sobre trilhos que usa 0,517 Wh para transportar uma pessoa por um quilômetro.

Dito de outra forma, o índice de 0,517 Wh equivale a usar 0,63 mililitro de combustível - o que seria mais ou menos 12 gotas de gasolina - para transportar uma pessoa por 10 km.

"Em teoria, o Eximus IV poderia transportar uma pessoa por quase metade de um caminho ao redor do mundo usando a energia contida em apenas um litro de gasolina," disse o professor Henrik Rodjegard, um dos coordenadores do evento.

O concurso, chamado Delsbo Electric, tem como objetivo selecionar o veículo elétrico sobre trilhos mais eficiente do mundo.

Veículo mais eficiente do mundo rodaria metade da Terra com um litro de gasolina
O veículo Eximus fazendo o percurso sobre trilhos, que tem pontos planos e subidas.
[Imagem: Delsbo Electric]

Sensores na pista

O evento acontece em uma pista de 3,36 km, com o veículo transportando entre um e seis passageiros, sem exigências de velocidade e consumindo o mínimo de energia. Após cruzar a linha de chegada, a energia consumida por cada veículo é dividida pelo número de passageiros a bordo.

Toda a extensão da pista é coberta por uma rede capaz de enviar vídeos e um fluxo constante de dados dos veículos. O equipamento de medição rastreia dados do veículo 2.000 vezes por segundo e os coloca online a cada segundo.

Todos os veículos na competição deste ano consumiram menos energia do que a necessária para acender os faróis de um carro comum. Com isto, a diferença que faz o vencedor é mínima.

Por exemplo, durante a primeira volta da corrida, o veículo que viria a ser o vencedor registrou um pico no consumo de energia. Ao analisar e comparar os dados de código aberto da competição, a equipe descobriu que o pico ocorreu em um ponto específico ao longo dos trilhos. Eles foram até lá, mediram tudo e descobriram uma diferença de 8 mm na distância entre os trilhos. Com isto, foi só ajustar a distância entre eixos do veículo para atingir o resultado histórico.

Veículo mais eficiente do mundo rodaria metade da Terra com um litro de gasolina
O evento de 2021 já está com as inscrições abertas.
[Imagem: Delsbo Electric]

Veículo autônomo

Para o ano que vem, os organizadores planejam incluir sensores de vento e temperatura ao longo de toda a pista para facilitar o desenvolvimento de sistemas automatizados mais avançados, que poderão reagir com antecedência às mudanças nas condições.

Na verdade, a automação do Eximus pode ter sido um dos responsáveis pela sua vitória. O veículo continua transportando passageiros, para cumprir os regulamentos do concurso, mas este ano ele foi dirigido automaticamente por um programa de computador.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Motores

Mais tópicos