Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Vídeo em 3D mostra deslizamentos em Nova Friburgo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/02/2011


Voo virtual

Os deslizamentos causados pelas chuvas em Nova Friburgo, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, podem ser melhor observados em um vídeo produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT).

O vídeo foi produzido a partir de imagens de satélite aplicadas sobre um modelo da região, o que confere a perspectiva 3D.

Chamada pelos especialistas de DEM (sigla em inglês para Modelo Digital de Elevação), a técnica, que reproduz a distribuição espacial das características do relevo, permite um "voo virtual" sobre a região.

Neste vídeo foi utilizado o modelo DEM disponível no Google Earth e a primeira imagem sem a interferência de nuvens após o desastre, obtida no dia 20 de janeiro pelo satélite de alta resolução GeoEye.

A imagem GeoEye processada e analisada pelos técnicos do Inpe foi fornecida pelo Serviço Geológico do Estados Unidos (USGS) por meio do International Charter Space & Major Disasters, um consórcio que reúne instituições e agências espaciais do mundo todo, entre elas o Inpe.

Imagens da tragédia

O Inpe apresentou na semana passada um conjunto de imagens que deve auxiliar os trabalhos da Defesa Civil do Rio de Janeiro. Nestas imagens de alta resolução é possível ver detalhes dos deslizamentos causados pelas chuvas intensas.

Assim que ocorreu a tragédia na região serrana, técnicos do Inpe começaram o processamento e a análise de dados de satélites que possam auxiliar nos trabalhos de recuperação.

Um lote de imagens de média resolução foi entregue à Defesa Civil apenas uma semana depois ao desastre. As imagens de alta resolução, que devem orientar o trabalho de campo da Defesa Civil, foram entregues na última quarta-feira (2/2).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos