Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Wi-FM harmoniza sua rede Wi-Fi com a dos vizinhos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/11/2015

Wi-FM harmoniza sua rede sem fios com a dos vizinhos
A Wi-FM usa o sinal de FM para ouvir a rede e selecionar os momentos mais tranquilos para transmitir.
[Imagem: Marcel Flores]

Wi-Nada

Num minuto, sua internet sem fio está funcionando bem; no minuto seguinte, ela leva irritantes cinco segundos para carregar uma nova página.

Você tem várias alternativas em quem colocar a culpa, mas provavelmente se esquecerá do problema no minuto número três, quando as páginas voltarem a carregar rapidamente - ao menos até que o minuto número dois se repita.

"A maioria das pessoas acha que é um mistério. Elas ficam chateadas com seus roteadores, mas o que realmente está acontecendo é que um vizinho delas está assistindo Netflix," explica Aleksandar Kuzmanovic, da Universidade Northwestern, nos EUA.

O fato é que a internet dos seus vizinhos interfere fortemente com a sua, afetando a velocidade e o desempenho. A menos que uma casa esteja localizada no meio do nada, as redes Wi-Fi das casas vizinhas ficam trombando umas nas outras, impedindo que os dados cheguem ao destino conforme esperado. Isto é particularmente grave em grandes edifícios de apartamentos, onde muitas pessoas residem em uma área pequena.

Wi-FM

A boa notícia é que a solução já está caminho, pelas mãos de Kuzmanovic e seus colegas Marcel Flores e Uri Klarman.

A técnica, batizada de Wi-FM, permite que as redes sem fio comuniquem-se através de sinais de rádio FM para determinar o melhor momento para enviar os dados, evitando congestionamentos.

O trio concluiu que é uma boa opção usar os sinais de FM porque a maioria dos smartphones e outros aparelhos móveis já são fabricados com um chip FM embutido. Além disso, os sinais de FM atravessam paredes e prédios sem serem afetados, o que os torna muito confiáveis.

Para evitar que os dados de duas ou mais redes, quando são enviados ao mesmo tempo, colidam uns com os outros, a Wi-FM usa o sinal de FM para ouvir a rede e selecionar os momentos mais tranquilos para transmitir - o retardo mais do que compensa a perda dos sinais que ocorre nas redes Wi-Fi normais.

Sem negociações

A Wi-FM também identifica o padrão de uso das redes vizinhas, detectando momentos com tráfego mais leve e mais intenso, ajudando a harmonizar os sinais de Wi-Fi que estão trafegando no mesmo canal.

"Nosso sistema pode resolver esses problemas sem envolver pessoas reais," disse Kuzmanovic. "Por que você vai bater em 30 portas para coordenar sua rede sem fios com as redes dos seus vizinhos? Isso é um enorme problema de gestão que poderemos ignorar."

A equipe afirma que seriam necessárias pequenas atualizações de software para que os aparelhos móveis possam usufruir da Wi-FM.

Bibliografia:

Artigo: Wi-FM: Resolving Neighborhood Wireless Network Affairs by Listening to Music
Autores: Marcel Flores, Uri Klarman, Aleksandar Kuzmanovic
Revista: IEEE IEEE International Conference on Network Protocols 2015
Link: http://networks.cs.northwestern.edu/publications/wifm/icnp2015-flores.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Antenas
  • Software Livre
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos