Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Kodak coloca OLED no mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2003

Kodak coloca OLED no mercado

A empresa Kodak anunciou que irá incluir telas OLED ("Organic Light Emitting Diodes") em sua câmera digital LS633. É a primeira vez que a tecnologia é lançada em produtos de massa, utilizando matriz ativa. A câmera receberá uma tela de 2,2 polegadas (cerca de 6,3 centímetros) colorida, matriz ativa, totalmente baseada na nova tecnologia. A empresa anunciou ainda que sua nova tela logo estará também equipando telefones celulares e barbeadores elétricos.

A nova câmera estará disponível na Europa, Ásia e Austrália a partir do próximo mês de Abril. Não foram divulgadas datas para que o produto chegue ao restante do mundo. Isto dependerá da capacidade de produção da SK Display, responsável pela produção da nova tela. A SK é uma "joint-venture" entre a Kodak e a Sanyo.

"O benefício principal destas câmeras com tecnologia OLED é a maior capacidade de compartilhar fotos... Com o visor maior e a tecnologia Printer Dock, os usuários poderão dispensar o PC e decidir mais rápida e facilmente se querem imprimir uma imagem," disse Dan d'Almeida, gerente de marketing da empresa.

A tela OLED de 2,2 polegadas, com ângulo de visão de 165º é cerca de 30% maior do que os modelos anteriores, que possuíam telas de 1,8 polegadas, construídas com a tecnologia cristal líquido (LCD).

Os LEDs orgânicos são vistos como os sucessores dos LCD na tecnologia de telas e monitores. Telas OLED não necessitam de "backlight" porque os materiais utilizados em sua construção brilham quando submetidos a uma corrente elétrica. A característica de emissão de luz significa que os dispositivos não necessitam de tanta energia para funcionar e podem ser mais finos do que aqueles baseados na tecnologia LCD. As telas são os componentes mais caros e que mais consomem energia na maioria dos dispositivos eletrônicos.

Projeções indicam que o mercado mundial para monitores OLED deverá saltar de US$112 milhões em 2.002 para US$3,1 bilhões em 2.003. A empresa também acredita que a tecnologia OLED deverá atingir os grandes monitores, com os de computador, em 2.006 ou 2.007.



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos