Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nova tela traça rota de aviões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/05/2003

Nova tela traça rota de aviões

A NASA e a Boeing criaram uma nova tela para aviões e helicóteros que mostra uma rota virtual a ser seguida pelos pilotos. A rota virtual é a mais eficiente e segura possível, podendo ser a solução para os congestionados aeroportos das grandes cidades. Mas a grande vantagem é o aumento de segurança em vôos em más condições de tempo e à noite.

Chamado PFG ("Perspective Flight Guidance": guia de vôo em perspectiva), o sistema foi apresentado equipando um helicóptero Blackhawk UH-60. Ao contrário das telas de navegação convencionais, o PFG apresenta uma visão em perspectiva da rota ideal da aeronave nos próximos 60 segundos. Baseadas nos dados de vôo, quatro linhas segmentadas criam uma rota tridimensional com inclinações e curvas de aproximação que o piloto pode facilmente seguir. O programa também é capaz de antecipar onde a aeronave estará em 4,5 segundos, baseando-se nos dados informados pelo piloto, alertando-o se suas ações resultarão em uma trajetória fora da rota traçada.

O programa foi originalmente desenvolvido para auxílio em pousos e decolagens de aeronaves em ângulos muito elevados, como os que são efetuados por aviões de pouso e decolagens verticais e helicópteros militares. Os testes que estão sendo feitos visam sua adaptação para utilização civil, bem como a redução nos custos de produção.

O helicóptero UH-60 foi modificado para conter uma plataforma embarcada de pesquisa altamente flexível, simulando vários formatos de telas das diversas aeronaves onde o sistema poderá ser utilizado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Realidade Virtual
  • Prevenção e Segurança

Mais tópicos