Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

TV a Cabo digital

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/06/2003

TV a Cabo digital

Não bastasse a pequena quantidade de usuários, as empresas de TV a Cabo do mundo todo têm sofrido com a tenaz concorrência dos acessos via satélite, o que as tem levado a sucessivos períodos de prejuízos. Mas a situação agora pode mudar radicalmente, graças ao lançamento de um pequenino aparelho, capaz de liberar largura de banda em doses maciças nos cabos já instalados.

De dimensões pouco maiores do que dois telefones celulares, o aparelho, lançado pela empresa Pace Micro Technology, é o primeiro conversor digital-analógico de baixo custo a chegar ao mercado. Ele é capaz de permitir a transmissão, via cabo, de múltiplos canais de TV digital ou TV de alta definição (HDTV), conexões de vídeo-conferência, vídeo sob demanda e conexões Internet ainda mais rápidas.

A empresa fabricante está otimista com a possibilidade de vender milhões desses aparelhinhos para as operadoras de TV a cabo, o que permitiria que elas passassem a transmitir em modo totalmente digital, abandonando o atual padrão analógico e transformando a tv a cabo em tv digital. O mercado é tão promissor que gigantes como Motorola já prometeram lançar equipamentos similares.

Os canais analógicos atuais consomem cerca de 65% da largura de banda disponível nos sistemas a cabo mais modernos. Com o novo aparelho, as operadoras poderão transmitir simultaneamente até oito canais digitais, utilizando a mesma banda.

Mas as operadoras estão também interessadas em mercados novos, como a possibilidade de disponibilizar conexões de voz, vídeo e dados permitindo, por exemplo, jogos nos quais os oponentes podem se ver e conversar através de uma TV digital.

O aparelho está em testes, atualmente disponível nos Estados Unidos por cerca de U$70,00. Mas a empresa afirma que esse preço cairá muito à medida em que começar a receber pedidos em grandes quantidades.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Telas e Monitores
  • Transmissão de Dados
  • Computadores

Mais tópicos