Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Monitores de computador e TVs produzidas por impressão jato-de-tinta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/01/2004

Monitores de computador e TVs produzidas por impressão jato-de-tinta

Pesquisadores do Palo Alto Research Center (Estados Unidos), laboratório pertencente à Xerox, criaram um módulo de transistores do tipo utilizado em monitores de tela plana, utilizando uma cabeça de impressão modificada de uma impressora jato de tinta e uma "tinta" especial semicondutora. Ainda em fase de desenvolvimento, a nova técnica poderá baratear significativamente o custo de TVs e monitores para computadores.

A nova tecnologia, que poderá substituir o processo atualmente utilizado na fabricação das telas planas, chamada fotolitografia, deverá funcionar tanto com substratos rígidos quanto flexíveis, abrindo possibilidade de construção de telas que cobrem paredes inteiras, telefones celulares inquebráveis e monitores de computador que podem ser enroladas para transporte ou para "desaparecerem" no ambiente.

Os cientistas utilizaram uma tinta de um polímero semicondutor para imprimirem os transistores. Módulos de transistores são dispositivos complexos, com múltiplas camadas formadas por fios condutores, isolantes e semicondutores. A fotolitografia tradicional utiliza um método de vários passos, cada camada sendo construída de cada vez. Já o novo processo de impressão cria o padrão dos componentes e os imprime em uma única passagem.

Um dos componentes chaves da inovação é um sistema de visão de máquina que garante a deposição precisa de cada camada mesmo que o substrato se deforme ligeiramente durante o processo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Polímeros

Mais tópicos