Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Radar em um chip: inovação poderá representar um novo mercado na indústria eletrônica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2004

Radar em um chip  inovação poderá representar um novo mercado na indústria eletrônica

Carro com radar

Imagine dirigir seu carro pela serra, à noite e com uma densa neblina. Embora a visibilidade se aproxime de zero, você continua vendo tudo claramente e dirigindo com segurança.

Mas você não olha através do pára-brisas e sim para uma tela colocada sobre o painel.

Os aviões já possuem sistemas assim e eles logo poderão tornar-se realidade também para os automóveis graças ao trabalho de engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos).

Os pesquisadores, chefiados pelo Dr. Ali Hajimiri, utilizaram algumas técnicas revolucionárias para criar o primeiro radar do mundo contido em um único chip.

Para conseguir colocar um radar no interior do chip, os engenheiros não puderam partir de um chip já existente; eles tiveram que construí-lo a partir do zero. Foi justamente aí que eles inovaram, criando uma tecnologia que resultou, na verdade, em muito mais do um radar-em-um-chip.

Radar em um chip

O chip-radar pode, por exemplo, servir como um link de comunicações sem fio de alta freqüência, oferecendo uma alternativa às fibras óticas hoje utilizadas para comunicações ultra-rápidas.

O novo chip funciona a 24 GHz, uma velocidade extremamente elevada, o que torna possível a transferência de dados sem fios em velocidades hoje apenas disponíveis nos "backbones" da Internet.

Mas há outros usos possíveis:

  • Nos carros, um conjunto de chips-radar - um na frente, um atrás e um em cada lado - podem funcionar como um sistema de navegação, capaz de acelerar, manter distância dos carros que vão à frente e até mesmo mudar de faixa sozinho para fazer uma ultrapassagem. Já existem diversas tecnologias em desenvolvimento para navegação autônoma de veículos, mas nenhuma tão simples e potencialmente barata quanto o novo radar-em-um-chip.
  • O chip pode servir como cérebro de robôs destinados a fazer serviços domésticos. Já existem robôs-aspiradores, mas nenhum dotado de um sistema de navegação tão sofisticado quanto um radar.
  • Os pratos das antenas de satélites, como as que são instaladas no telhado das residências para captar sinais de TV, poderão ser substituídos pelo chip, menor do que uma moeda. Além de captar sinais de TV, ele pode também ser utilizado para Internet de alta velocidade, superando largamente a velocidade das conexões DSL atuais.
  • Uma rede de chips-radar poderá monitorar áreas inteiras contra a movimentação de intrusos, aumentando a segurança de áreas comerciais e residenciais.
  • Obviamente, o novo chip-radar poderá funcionar em muitas das aplicações que já utilizam radares hoje, como navegação aérea e marítima, desde que com exigência de baixa potência. Com a grande vantagem de custar apenas alguns dólares, contra mais de dois milhões de dólares para um sistema tradicional de radar.

Micro-radar

Na verdade o número de possibilidades de uso do novo chip-radar é enorme. Mas a maior vantagem talvez seja o baixo preço de sua fabricação, que utilizará as técnicas atuais de fabricação de circuitos integrados, já que o novo chip é também inteiramente à base de silício.

Ao contrário dos grandes radares atuais, que utilizam o movimento mecânico de transmissores e receptores, o novo chip-radar utiliza um feixe elétrico para direcionar o sinal no espaço, sem a necessidade de nenhum movimento mecânico.

Para sistemas de comunicação, esta capacidade de direcionamento do feixe propiciará um sinal mais claro, com menor exigência de potência e diminuindo a quantidade de ondas na atmosfera. Telefones celulares, por exemplo, irradiam seus sinais em todas as direções, o que abre caminho para uma série de interferências entre equipamentos e grande desperdício de potência.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Transmissão de Dados
  • Processadores
  • Exploração Espacial

Mais tópicos