Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Cientistas criam nariz eletrônico para aplicações multimídia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/04/2004


Dois pesquisadores da Universidade de Alberta (Estados Unidos) desenvolveram um nariz eletrônico para uso em aplicações multimídia, que é capaz de detectar vários tipos de odores diferentes, passando os resultados para um programa rodando em um PC comum.

O Dr. Mrinal Mandal e seu assistente Rafael Castro desenvolveram o equipamento capaz de reconhecer odores de dez grupos diferentes de materiais - de frutas a café, passando por gases e temperos. O nariz eletrônico detecta os cheiros e repassa seus sinais binários para um programa de computador, que então determina qual odor o equipamento capturou.

Já existem diversos sensores desse tipo, inclusive com aplicações industriais específicas, como detectores de gases tóxicos e até de peixes estragados. Mas esses sensores são caros e não são apropriados para uso em sistema de multimídia, já que foram projetados para fins específicos, detectando apenas tipos definidos de odores.

Castro construiu seu nariz eletrônico utilizando apenas componentes eletrônicos comuns encontrados no comércio. "O nariz funciona de uma forma mais complexa do que os olhos," explica o professor Mandal. "Há primariamente três receptores de cores no olho humano, mas há vários milhões de receptores de cheiros no nariz e cerca de 1.000 diferentes tipos desses receptores, de forma que você precisa construir ao menos 1.000 canais de cheiros para construir um bom nariz eletrônico."

Outra dificuldade no desenvolvimento do equipamento está em que, ao contrário de sinais visuais e de áudio, o cheiro requer o movimento de moléculas, o que significa que o nariz eletrônico poderia ficar impregnado por um determinado cheiro. Para resolver o problema, Castro desenvolveu uma bomba especial capaz de limpar o sistema sempre que necessário.

Para completar o conjunto e permitir o uso do nariz eletrônico em sistemas multimídia, os pesquisadores agora vão desenvolver um gerador de cheiros, de forma que as "mensagens cheirosas" possam ser transmitidas via Internet. Assim, poderá ser possível sentir o cheiro da namorada ou dos bolinhos fritos da mamãe através de um simples e-mail.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Sensores

Mais tópicos