Eletrônica

Rádio ultraminiaturizado cabe em um chip

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/05/2004

Rádio ultraminiaturizado cabe em um chip

Engenheiros eletricistas da Universidade da Flórida (Estados Unidos) instalaram uma antena medindo pouco mais de dois milímetros de comprimento em um chip de computador e demonstraram que ela pode enviar e receber sinais no interior de uma sala. O experimento faz parte do esforço da equipe para a construção de um rádio em um chip ultraminiaturizado. Na foto, a antena é a pequena estrutura escura colocada sobre a moeda.

Receptor, transmissor, processador e bateria deverão estar totalmente acomodados no interior de um chip pouco maior do que a cabeça de um alfinete. As aplicações práticas possíveis vão desde a vigilância de fronteiras até dar maior segurança a túneis e pontes. Os resultados agora divulgados são significativos porque a antena é geralmente a parte maior de um rádio.

"Este projeto trata da construção de rádios muito pequenos que são difíceis de detectar tanto física quanto eletricamente," explica Ken O, um dos seis engenheiros que estão trabalhando no projeto e que publicaram os primeiros resultados na edição deste mês da revista Electrical and Electronics Engineering Electron Device Letters.

O objetivo dos pesquisadores é a construção de redes com os rádios miniaturizados. Cada rádio deve ser potente o suficiente para se comunicar com o rádio mais próximo, permitindo a criação de grandes áreas totalmente saturadas com os transmissores, dando capacidades de sensoriamento e comunicação a áreas gigantescas como fronteiras entre países.

No estágio atual de desenvolvimento, os minúsculos rádios já são capazes de se comunicarem com seus pares a distâncias de até cinco metros, desde que não haja obstáculos entre os eles.

Além das dimensões físicas, os rádios-chip deverão ter também pequenos preços: os pesquisadores afirmam que será possível produzí-los por menos de um dólar cada um.