Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Toshiba lança novo disco HD-DVD para brigar com BluRay

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/12/2004


A briga entre as tecnologias que aspiram substituir os atuais DVD se intensificou nos últimos dias, com vários anúncios envolvendo os principais contendores: de um lado a Sony e o seu BluRay; de outro, a Toshiba, com o HD-DVD.

No final da última semana parecia que o BluRay iria a nocaute, quando as principais empresas de Hollywood anunciaram o fechamento de um contrato com a Toshiba. Mas ontem, os Estúdios Disney anunciaram ter optado pela tecnologia da Sony.

O BluRay tem maior capacidade, podendo armazenar mais dados, além de já estar no mercado. Já o HD-DVD só deverá chegar às prateleiras no ano que vem. Mas seus defensores afirmam que sua tecnologia é melhor para o armazenamento de vídeos de alta definição porque ele utiliza decodificadores mais eficientes.

Para aumentar os argumentos a seu favor, a Toshiba anunciou ontem o lançamento de uma tecnologia de duas camadas que permitirá uma transição mais suave para o mercado, permitindo a gravação simultânea de dados nos formatos DVD (atual) e HD-DVD.

O novo disco tem uma estrutura de duas camadas em um único lado. A camada superior, próxima à cabeça de leitura ótica, armazena dados no formato DVD, enquanto que a camada inferior armazena no formato HD-DVD. A camada DVD tem uma capacidade normal de 4,7 GB, contra 15 GB na camada de alta definição. Em comparação, um disco BluRay, pode armazenar até 25 GB.

O novo disco torna possível que os consumidores assistam ao conteúdo DVD nos equipamentos atuais e, quando comprarem um novo equipamento de alta definição, possam usufruir da melhor qualidade do HD-DVD.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Fotônica

Mais tópicos