Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nova tela de matriz ativa mostra duas imagens simultaneamente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/07/2005

Nova tela de matriz ativa mostra duas imagens simultaneamente

Imagine duas pessoas, na mesma sala, olhando para o mesmo aparelho de TV; só que cada uma das pessoas assistindo a um canal diferente. Ou então uma tela de cristal líquido sobre o painel do carro: enquanto o motorista visualiza o mapa do trajeto, o passageiro assiste a um DVD.

Esses são apenas dois exemplos de novas várias possibilidades, criadas graças a uma tecnologia relativamente simples, desenvolvida pela empresa japonesa Sharp. E não se trata de protótipos ou de aparelhos de demonstração: as novas telas chegam ao mercado no próximo mês de Julho. Na foto, duas imagens diferentes podem ser vistas a partir do mesmo computador (a da direita visto por meio de um espelho).

As telas de cristal líquido sempre apresentaram um campo de visão estreito. Embora isso possa ser entendido como uma garantia de privacidade para os usuários de computadores pessoais - já que os vizinhos de poltrona não terão uma visão clara da tela - por outro lado, essa tecnologia limita o uso desse tipo de tela, exigindo que o usuário esteja posicionado diretamente à sua frente.

Mas a Sharp deu a volta por cima nesse problema. Agora as telas de matriz ativa não apenas podem ser vistas de ângulos largos, como também podem apresentar imagens diferentes de acordo com o ângulo de que se olha. Isso significa que dois usuários podem usar a mesma tela simultaneamente, para finalidades diferentes: um pode assistir a um filme, enquanto outro navega na Internet, por exemplo.

A tecnologia consiste na colocação de uma camada especial de cristal líquido sobre a tela de matriz ativa tradicional. Essa camada é uma barreira parallax, que pode ser ativada acionando-se uma chave liga/desliga comum. Quando desligada, a tela funciona no modo normal, com o tradicional estreito campo de visão.

Quando a chave da nova tecnologia é ligada, as moléculas birrefringentes da nova camada controlam a direção da luz, dividindo os raios luminosos em dois, dirigindo cada um deles para uma direção diferente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D
  • Holografia

Mais tópicos