Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

IBM constrói chip com um único nanotubo de carbono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/03/2006

IBM constrói chip com um único nanotubo de carbono

Pesquisadores da IBM, trabalhando em conjunto com colegas de duas universidades norte-americanas, conseguiram construir o primeiro circuito integrado completo ao redor de uma única molécula de nanotubo de carbono.

Ao invés de ser construído a partir da conexão de diversos componentes construídos individualmente, o novo circuito integrado foi inteiramente construído ao redor de uma única molécula. E o feito também é significativo por utilizar as técnicas tradicionais de fabricação de chips.

O chip apresentado é um oscilador em anel - um circuito tradicionalmente utilizado para a demonstração de novos conceitos e para testes de fabricação na indústria de semicondutores. Esse circuito utiliza intensamente certas propriedades dos materiais, dando aos pesquisadores uma boa indicação do desempenho de novas tecnologias quando elas forem integradas em chips completos.

A foto mostra o circuito, podendo-se ver o nanotubo na ampliação, no alto, à direita.

Integrando todo o circuito ao redor de um único nanotubo, os cientistas observaram velocidades quase um milhão de vezes mais rápidas do que os circuitos demonstrados anteriormente, que utilizam vários nanotubos. Mas não rápido o suficiente ainda para superar os chips atuais.

Apesar disso, os cientistas acreditam poder desvendar, pouco a pouco, os segredos para se retirar dos nanotubos de carbono todo o seu potencial. Afinal, suas propriedades eletro-eletrônicas os tornam capazes de transportar energia de forma muitíssimo mais eficiente do que os fios internos dos chips atuais.

Bibliografia:

Artigo: An Integrated Logic Circuit Assembled on a Single Carbon Nanotube
Autores: Zhihong Chen, Joerg Appenzeller, Yu-Ming Lin, Jennifer Sippel-Oakley, Andrew G. Rinzler, Jinyao Tang, Shalom J. Wind, Paul M. Solomon, Phaedon Avouris
Revista: Chemical Physics Letters
Data: 24 March 2006
Vol.: Vol. 311. no. 5768, p. 1735
DOI: 10.1126/science.1122797
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Microeletrônica
  • Miniaturização
  • Processadores

Mais tópicos