Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Wireless multi-gigabit: rede sem fios do futuro já chega a 15 Gbps

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/07/2007

Wireless multi-gigabit  rede sem fios do futuro já chega a 15 Gbps

Três anos. Esse é o prazo que os cientistas da Universidade da Georgia, Estados Unidos, acreditam ser necessário para acabar de vez com a conexão de computadores e periféricos por meio de fios. As conexões sem fios já estão por todo lado, mas os cientistas acreditam que a pá de cal nos cabos virá quando os equipamentos wireless forem imbatíveis em termos de velocidade de transmissão de dados - a famosa largura de banda.

Redes wireless multi-gigabit

Trabalhando com freqüências de rádio extremamente altas, na faixa dos 60 gigahertz (GHz), os cientistas conseguiram transmitir dados sem fios a estonteantes 15 gigabits por segundo. E não se demoraram em cunhar um novo termo técnico: redes wireless multi-gigabit. A largura de banda é tão grande que dá prá transferir um DVD inteiro em poucos segundos.

Os pesquisadores acreditam que essa nova geração de redes sem fios deve ter como pré-requisito o atendimento a todas as necessidades da transmissão de vídeo de alta definição. "O objetivo aqui é maximizar a transferência de dados para tornar possível uma gama de novas aplicações sem fios, de dados e vídeo," diz o cientista Stephane Pinel.

As pesquisas terão que continuar: a taxa de 15 Gbps ainda se mantém apenas a uma distância de 1 metro. A dois metros de distância, a taxa de transferência alcançada foi de 10 Gbps e de 5 Gbps a 5 metros.

Protocolos

Os cientistas estão tendo que reprojetar os circuitos integrados responsáveis pela transmissão de dados. Sua principal aposta é em um conceito de rádio- freqüência chamado entrada única/saída única (SISO: "single-input-single-output") e entrada múltipla/saída múltipla (MIMO: "multiple-input-multiple-output").

Mesmo sendo um conceito novo, eles trabalham para manter a compatibilidade com o protocolo 802.11, no qual se baseiam as redes WiFi atuais. O IEEE, entidade internacional que reúne engenheiros eletricistas de todo o mundo, está analisando a criação de um protocolo para a freqüência de 60 GHz, que deverá ser chamado 802.15.3C.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Radiação Eletromagnética
  • Processos Industriais
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos