Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Empresa lança célula a combustível para notebooks

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/05/2003


Uma empresa emergente norte-americana divulgou seus planos para colocar no mercado uma microcélula a combustível destinada a substituir as baterias de lítio dos computadores portáteis. A microcélula dispensa a membrana catalítica das células PEM ("Proton Exchange Membrane": membrana de troca de prótons) tradicionais.

Empresa lança célula a combustível para notebooks

[Imagem: ]

A empresa fundamenta suas expectativas de mercado no chamado "hiato de potência", que é a energia necessária para alimentar os notebooks nos próximos anos, com muito mais recursos dos que os atuais, energia esta que não poderá ser suprida pelas baterias de lítio. Com o advento das tecnologias de rede sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth, espera-se também que os computadores portáteis sejam cada vez mais utilizados em substituição aos atuais modelos de mesa, devido aos ganhos de mobilidade e privacidade que proporcionam.

A nova célula a combustível deverá garantir autonomia de um dia completo de trabalho contínuo com uma única carga de metanol, o que representa um rendimento de, no mínimo, três a quatro vezes o oferecido pelas melhores baterias hoje disponíveis. As células de combustível possuem quatro problemas principais, nada desprezíveis, que deverão ser resolvidos antes que elas possam ser amplamente adotadas: baixa eficiência, baixa densidade de energia, grandes dimensões e altos custos. A Neah afirma que sua célula resolverá todos esses entraves.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Computadores
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos