Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Princípio biomimético aumenta eficiência de células a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2003

Princípio biomimético aumenta eficiência de células a combustível

A empresa inglesa Morgan Fuel Cells (MFC) foi retirar da natureza a idéia para aumentar a eficiência das células a combustível que fabrica. Seus engenheiros adotaram nas placas bipolares, um elemento-chave de uma célula a combustível, o mesmo princípio pelo qual plantas e animais respiram. O resultado foi um incremento de 16% na eficiência de seus produtos, além de queda nos custos de produção.

As novas placas bipolares biomiméticas (que imitam processos bioquímicos da natureza) imitam a estrutura dos pulmões de animais e dos tecidos das plantas que permitem que os gases fluam para fora e para dentro do organismo. Ao adotar a solução que a natureza levou milhões de anos para descobrir, as novas placas permitem que os gases fluam da forma mais eficiente que se conseguiu até hoje.

"Nós descobrimos, olhando como os pulmões dos animais e as folhas das plantas respiram, que uma estrutura consistindo de grandes canais de distribuição abastecendo capilares cada vez mais finos é a forma mais eficiente de distribuir reagentes," explica o Dr. Mark Turpin. O principal benefício advém do fato de que a nova estrutura praticamente elimina a queda de pressão existente nos desenhos tradicionais de serpentinas, permitindo que mais gás seja distribuído ao longo das placas.

A empresa trabalha principalmente com placas bipolares de grafite em células PEM ("Proton Exchange Membrane": membrana de troca de prótons). Entretanto, o novo desenho biomimético é potencialmente aplicável também a placas bipolares cerâmicas e metálicas e o desenho pode ser adaptado para uso em células diretas e de óxidos sólidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Biotecnologia

Mais tópicos